quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Modelo de plano de aula

Tema: Plano e Enquadramento

Objetivo geral: levar os alunos a compreender o que é plano e enquadramento, de modo a prepará-los para a produção de terça-feira a partir dos roteiros já elaborados.

Objetivos específicos:
Levar os alunos a:
Compreender o que é ponto de vista.
Identificar o que é cena no roteiro elaborado a partir das atividades de desenho/texto executadas na aula anterior.
Identificar os plano e enquadramento mais adequados à proposta do roteiro.

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Levar o aluno a pensar sobre o que é ponto de vista. Pode-se conduzir os alunos para fora da sala e propor atividades como espalhá-los em alguns pontos do pátio e pedir que descrevam o lugar em que estão e o que estão vendo. Ou colocar uns alunos de pé na cadeira ou em baixo da mesa.
Objetivo da atividade: Levá-los a perceber que o lugar em que estamos modifica nossa visão do lugar e tb que cada pessoa faz uma descrição diferente de lugares aparentemente iguais.

Segundo momento: sensibilização
Levar o aluno a reconhecer o que é enquadramento e ponto de vista, chamado em linguagem audiovisual de plano.
Atividade: Exibir um filme e provocar a discussão sobre o ponto de história. Levar os alunos a um exercício breve de sugerir um outro desfecho para o filme ou uma mudança de cena (conforme o seu ponto de vista particular, aqui entendido como opinião ou gosto)
Discutir a temática do filme.

Terceiro momento: conceituação
Ainda a partir do filme conceituar e exemplificar dentro das cenas, o que é plano e enquadramento.

Quarto momento: aplicação
A partir dos "quase roteiros" elaborados na atividade desenho/texto levar os alunos a elaborar um roteiro contendo os seguintes elementos:

· Divisão de imagem e som (prefiro esta nomenclatura à usual vídeo e áudio, mas até que definamos isso, fica a critério de vcs)
· Enumeração e descrição das cenas.
· Diálogos (ou indicativos de falas, caso a proposta seja o improviso)
· Indicação de possíveis planos e enquadramentos
· Decupagem para a produção de terça-feira (não é necessário utilizar o termo decupagem, a não ser que seja explicado) 

Quinto momento: avaliação
Socialização da experiência. Comentários sobre as atividades realizadas, de modo a levá-los a elaborar a conexão com a proposta temática da aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário