1. Trabalhando IMAGEM
a) Três fotos (contando histórias com imagens). São exibidas no projetor três fotos diferentes para que cada aluno escreva uma “ideia” sobre o que está vendo. Cada aluno, portanto, terá desenvolvido três ideias diferentes. Depois a turma é dividida em duplas. Cada dupla tem em mãos seis ideias diferentes e terá que selecionar apenas uma. A ideia escolhida terá que ser materializada em cinco fotos, ou seja, cada dupla terá que narrar uma história em cinco fotos. Após a execução, exibir os trabalhos e provocar uma discussão sobre a atividade.
2. Trabalhando SOM
a) Só imagem ou só som. Para trabalhar a complementaridade entre imagem e som no audiovisual, um trecho de filme (bastante conhecido) é exibido sem som. Em outro momento apenas o áudio de um filme, mas sem imagens.
b) De onde vem o som. Para trabalhar a noção de paisagem sonora os alunos deverão captar variados sons para a montagem de um banco de sons que deverá ser utilizado em suas produções. Antes porém, alguns desses sons serão ouvidos por todos para que seja possível verificar se é possível identificar a origem do som.
c) Que lugar é esse? Ainda para trabalhar paisagem sonora, os alunos terão que fechar os olhos e imagem a qual lugar determinado som remete (floresta, cidade, escola, etc). Depois cada grupo sorteará um papel e nele estará contido sugestão de lugar que ele deverá criar sonoramente. Ex.: "parque". Na próxima aula o grupo terá que trazer a paisagem sonora.
d) Diário sonoro. O aluno terá que registrar os vários sons do seu dia a dia. Quando acorda, toma café, vai pra escola, na escola, na rua, etc.
e) Trucagem sonora. Para que o aluno tenha a noção de referencialidade, poderá ser realizadas trucagens juntando de forma desconexa certos sons a objetos ou pessoas. Ex.: Imagem de um gato miando, mas o som é de um latido de cachorro.
3. Trabalhando GÊNERO
a) Para que o aluno tenha a noção de gênero audiovisual, a partir de algum material já gravado por eles, transformar o mesmo material em uma obra de suspense, comédia, ação e romance manipulando a edição, montagem e trilha sonora.
4. Trabalhando ROTEIRO
a) Caça ao tesouro. Para que o aluno compreenda para que serve um roteiro a sugestão é trabalhar a "caça ao tesouro". Os alunos são divididos em duas equipes e cada uma recebe um objeto (uma bolinha colorida, por exemplo). Este objeto terá que ser escondido pela Turma A para que a Turma B descubra e vice-versa. Cada turma terá que elaborar um mapa com instruções (não é desenho) para que a outra turma encontre o objeto.
b) Associação fantástica. Pode-se juntar três objetos quaisquer, por exemplo, um dado, um celular e um batom. Os alunos terão que bolar uma ideia que relacione esses três objetos. Os objetos podem ser reais ou pode-se usar figuras.
5. Trabalhando EDIÇÃO
7. Técnicas de GRAVAÇÃO DE IMAGENS
a) Experimentações. Os alunos tentarão captar sons em diversas situações para que ele compreenda quais as possibilidades e limitações do equipamento: todos na sala de aula fazem barulho enquanto tenta-se gravar; o celular fica parado enquanto o diálogo anda; celular muito perto da fonte sonora; celular muito longe, etc. Em um segundo momento analisaremos junto com os alunos o que funcionou e o que não funcionou.
9. Dinâmicas de APRESENTAÇÃO
b) Telefone sem fio. Os alunos são dispostos em círculo e um aluno começa falando o nome, a idade e a escola onde estuda, o próxima aluno terá que fornecer os seus dados e repetir o do colega e assim sucessivamente. O último aluno terá que se lembrar de todos os dados que o precederam. O divertido da dinâmica é que muitos vão esquecer, mas muitas se esforçaram para lembrar.
a) Três fotos (contando histórias com imagens). São exibidas no projetor três fotos diferentes para que cada aluno escreva uma “ideia” sobre o que está vendo. Cada aluno, portanto, terá desenvolvido três ideias diferentes. Depois a turma é dividida em duplas. Cada dupla tem em mãos seis ideias diferentes e terá que selecionar apenas uma. A ideia escolhida terá que ser materializada em cinco fotos, ou seja, cada dupla terá que narrar uma história em cinco fotos. Após a execução, exibir os trabalhos e provocar uma discussão sobre a atividade.
2. Trabalhando SOM
a) Só imagem ou só som. Para trabalhar a complementaridade entre imagem e som no audiovisual, um trecho de filme (bastante conhecido) é exibido sem som. Em outro momento apenas o áudio de um filme, mas sem imagens.
b) De onde vem o som. Para trabalhar a noção de paisagem sonora os alunos deverão captar variados sons para a montagem de um banco de sons que deverá ser utilizado em suas produções. Antes porém, alguns desses sons serão ouvidos por todos para que seja possível verificar se é possível identificar a origem do som.
c) Que lugar é esse? Ainda para trabalhar paisagem sonora, os alunos terão que fechar os olhos e imagem a qual lugar determinado som remete (floresta, cidade, escola, etc). Depois cada grupo sorteará um papel e nele estará contido sugestão de lugar que ele deverá criar sonoramente. Ex.: "parque". Na próxima aula o grupo terá que trazer a paisagem sonora.
d) Diário sonoro. O aluno terá que registrar os vários sons do seu dia a dia. Quando acorda, toma café, vai pra escola, na escola, na rua, etc.
e) Trucagem sonora. Para que o aluno tenha a noção de referencialidade, poderá ser realizadas trucagens juntando de forma desconexa certos sons a objetos ou pessoas. Ex.: Imagem de um gato miando, mas o som é de um latido de cachorro.
3. Trabalhando GÊNERO
a) Para que o aluno tenha a noção de gênero audiovisual, a partir de algum material já gravado por eles, transformar o mesmo material em uma obra de suspense, comédia, ação e romance manipulando a edição, montagem e trilha sonora.
4. Trabalhando ROTEIRO
a) Caça ao tesouro. Para que o aluno compreenda para que serve um roteiro a sugestão é trabalhar a "caça ao tesouro". Os alunos são divididos em duas equipes e cada uma recebe um objeto (uma bolinha colorida, por exemplo). Este objeto terá que ser escondido pela Turma A para que a Turma B descubra e vice-versa. Cada turma terá que elaborar um mapa com instruções (não é desenho) para que a outra turma encontre o objeto.
b) Associação fantástica. Pode-se juntar três objetos quaisquer, por exemplo, um dado, um celular e um batom. Os alunos terão que bolar uma ideia que relacione esses três objetos. Os objetos podem ser reais ou pode-se usar figuras.
5. Trabalhando EDIÇÃO
6. Trabalhando o COMPARTILHAMENTO
a) Compartilho-me. Atividade em dupla onde o objetivo é identificar um tema, conhecimento ou informação que julgue ser interessante para as demais pessoas. Este conhecimento deve ser registrado em vídeo e compartilhado pelo celular com os demais colegas.
Regras:
a. O vídeo deve ser feito de uma vez só (REC – PAUSE – REC – STOP – “Dedo filme”), sem precisar editar
b. O vídeo deve ter no máximo 2 minutos de duração
c. Após concluído, o vídeo deve ser compartilhado com no mínimo duas pessoas.
Passo a passo
Após a definição das regras as duplas se formam e os mediadores circulam entre as duplas para ajudar na concepção e desenvolvimento do vídeo. Nesta etapa introduzimos as questões relacionadas a linguagem audiovisual, seus elementos básicos: som, imagem em movimento, luz.
1. Agendar as etapas da tarefa no celular
2. Identificar o assunto, conhecimento, tema;
3. Encontrar uma forma criativa e coerente de registrar esse conhecimento (entre as possibilidades estéticas podemos explorar técnicas de entrevistas, de captura de tela do computador ou do celular, o uso de outras técnicas artísticas como desenho).
4. Produção
5. Compartilhamento: via bluetooth, trocando memórias externas, colocando em um computador e postando na internet
6. Observatório: assitir aos vídeos produzidos e refletir sobre a experiência vivenciada até ali.
7. Técnicas de GRAVAÇÃO DE IMAGENS
a) Experimentações. Para gravação de imagens os alunos serão divididos em grupos e a cada grupo será sugerida diversas situações e a definição do "assunto" a ser gravado. Pode-se experimentar: a aproximação do assunto com a câmera, o distanciamento, a movimentação do "assunto" (frontalmente e lateralmente) e a manutenção da mesma distância entre o o assunto e a câmera. Serão exibidas as “tentativas” de cada grupo e discutido o que deu ou não certo.
8. Técnicas de GRAVAÇÃO DE SOM
9. Dinâmicas de APRESENTAÇÃO
a) Mosaico. Para socializar a turma. Dispor todos os equipamentos numa superfície e fazer uma roda de apresentação onde os participantes se apresentam e exibem um conteúdo do seu celular e uma informação sobre os recursos do seu aparelho. Enquanto isso vamos caracterizando elementos técnicos do universo que vamos transitar durante a oficina e refletindo sobre os conhecimentos dos participantes e suas expectativas. A partir destas expectativas dos participantes, será feita a construção coletiva dos objetivos e metas da oficina, caracterizando a rotina que será seguida.
b) Telefone sem fio. Os alunos são dispostos em círculo e um aluno começa falando o nome, a idade e a escola onde estuda, o próxima aluno terá que fornecer os seus dados e repetir o do colega e assim sucessivamente. O último aluno terá que se lembrar de todos os dados que o precederam. O divertido da dinâmica é que muitos vão esquecer, mas muitas se esforçaram para lembrar.