Dinâmicas

1. Trabalhando IMAGEM

a) Três fotos (contando histórias com imagens). São exibidas no projetor três fotos diferentes para que cada aluno escreva uma “ideia” sobre o que está vendo. Cada aluno, portanto, terá desenvolvido três ideias diferentes. Depois a turma é dividida em duplas. Cada dupla tem em mãos seis ideias diferentes e terá que selecionar apenas uma. A ideia escolhida terá que ser materializada em cinco fotos, ou seja, cada dupla terá que narrar uma história em cinco fotos. Após a execução, exibir os trabalhos e provocar uma discussão sobre a atividade.

2. Trabalhando SOM

a) Só imagem ou só som.  Para trabalhar a complementaridade entre imagem e som no audiovisual, um trecho de filme (bastante conhecido) é exibido sem som. Em outro momento apenas o áudio de um filme, mas sem imagens.

b) De onde vem o som.  Para trabalhar a noção de paisagem sonora os alunos deverão captar variados sons para a montagem de um banco de sons que deverá ser utilizado em suas produções. Antes porém, alguns desses sons serão ouvidos por todos para que seja possível verificar se é possível identificar a origem do som.

c) Que lugar é esse? Ainda para trabalhar paisagem sonora, os alunos terão que fechar os olhos e imagem a qual lugar determinado som remete (floresta, cidade, escola, etc). Depois cada grupo sorteará um papel e nele estará contido sugestão de lugar que ele deverá criar sonoramente. Ex.: "parque". Na próxima aula o grupo terá que trazer a paisagem sonora.

d) Diário sonoro. O aluno terá que registrar os vários sons do seu dia a dia. Quando acorda, toma café, vai pra escola, na escola, na rua, etc.

e) Trucagem sonora. Para que o aluno tenha a noção de referencialidade, poderá ser realizadas trucagens juntando de forma desconexa certos sons a objetos ou pessoas. Ex.: Imagem de um gato miando, mas o som é de um latido de cachorro.

3. Trabalhando GÊNERO

a) Para que o aluno tenha a noção de gênero audiovisual, a partir de algum material já gravado por eles, transformar o mesmo material em uma obra de suspense, comédia, ação e romance manipulando a edição, montagem e trilha sonora.

4. Trabalhando ROTEIRO


a) Caça ao tesouro. Para que o aluno compreenda para que serve um roteiro a sugestão é trabalhar a "caça ao tesouro". Os alunos são divididos em duas equipes e cada uma recebe um objeto (uma bolinha colorida, por exemplo).  Este objeto terá que ser escondido pela Turma A para que a Turma B descubra e vice-versa. Cada turma terá que elaborar um mapa com instruções (não é desenho) para que a outra turma encontre o objeto.

b) Associação fantástica. Pode-se juntar três objetos quaisquer, por exemplo, um dado, um celular e um batom. Os alunos terão que bolar uma ideia que relacione esses três objetos. Os objetos podem ser reais ou pode-se usar figuras.

5. Trabalhando EDIÇÃO






6. Trabalhando o COMPARTILHAMENTO



a) Compartilho-me. Atividade em dupla onde o objetivo é identificar um tema, conhecimento ou informação que julgue ser interessante para as demais pessoas. Este conhecimento deve ser registrado em vídeo e compartilhado pelo celular com os demais colegas.
Regras:
a.       O vídeo deve ser feito de uma vez só (REC – PAUSE – REC – STOP – “Dedo filme”), sem precisar editar
b.       O vídeo deve ter no máximo 2 minutos de duração
c.        Após concluído, o vídeo deve ser compartilhado com no mínimo duas pessoas.

Passo a passo
Após a definição das regras as duplas se formam e os mediadores circulam entre as duplas para ajudar na concepção e desenvolvimento do vídeo. Nesta etapa introduzimos as questões relacionadas a linguagem audiovisual, seus elementos básicos: som, imagem em movimento, luz.
1.       Agendar as etapas da tarefa no celular
2.       Identificar o assunto, conhecimento, tema;
3.       Encontrar uma forma criativa e coerente de registrar esse conhecimento (entre as possibilidades estéticas podemos explorar técnicas de entrevistas, de captura de tela do computador ou do celular, o uso de outras técnicas artísticas como desenho).
4.       Produção
5.       Compartilhamento: via bluetooth, trocando memórias externas, colocando em um computador e postando na internet
6.       Observatório: assitir aos vídeos produzidos e refletir sobre a experiência vivenciada até ali.





7. Técnicas de GRAVAÇÃO DE IMAGENS

a) Experimentações. Para gravação de imagens os alunos serão divididos em grupos e a cada grupo será sugerida diversas situações e a definição do "assunto" a ser gravado. Pode-se experimentar: a aproximação do assunto com a câmera, o distanciamento, a movimentação do "assunto" (frontalmente e lateralmente) e a manutenção da mesma distância entre o o assunto e a câmera. Serão exibidas as “tentativas” de cada grupo e discutido o que deu ou não certo.

8. Técnicas de GRAVAÇÃO DE SOM

a) Experimentações. Os alunos tentarão captar sons em diversas situações para que ele compreenda quais as possibilidades e limitações do equipamento: todos na sala de aula fazem barulho enquanto tenta-se gravar; o celular fica parado enquanto o diálogo anda; celular muito perto da fonte sonora; celular muito longe, etc. Em um segundo momento analisaremos junto com os alunos o que funcionou e o que não funcionou.

9. Dinâmicas de APRESENTAÇÃO


a) Mosaico. Para socializar a turma. Dispor todos os equipamentos numa superfície e fazer uma roda de apresentação onde os participantes se apresentam e exibem um conteúdo do seu celular e uma informação sobre os recursos do seu aparelho. Enquanto isso vamos caracterizando elementos técnicos do universo que vamos transitar durante a oficina e refletindo sobre os conhecimentos dos participantes e suas expectativas. A partir destas expectativas dos participantes, será feita a construção coletiva dos objetivos e metas da oficina, caracterizando a rotina que será seguida. 

b) Telefone sem fio. Os alunos são dispostos em círculo e um aluno começa falando o nome, a idade e a escola onde estuda, o próxima aluno terá que fornecer os seus dados e repetir o do colega e assim sucessivamente. O último aluno terá que se lembrar de todos os dados que o precederam. O divertido da dinâmica é que muitos vão esquecer, mas muitas se esforçaram para lembrar.