Curso de Vídeo de Bolso – Telinha de Cinema
Casa da Árvore Projetos Sociais
O Curso de Vídeo de Bolso (CVB) é uma ação da ONG Casa da Árvore que funciona como porta de acesso de jovens e adolescentes as demais ações de formação e experimentação artística e pedagógica do projeto Telinha de Cinema – Educação, Arte & Tecnologia. É dedicado a estudantes da rede pública com idade entre 14 e 18 anos que tenham ou não, experiência com audiovisual ou novas tecnologias.
Durante um semestre letivo o CVB possibilita aos participantes, denominados “alunos”, a experimentação de diversas práticas de produção audiovisual a partir da apropriação artística de dispositivos móveis como telefone celular, câmeras digitais, explorando suas possibilidades estéticas e sociais.
Modalidade: presencial ampliado (+ ambientes virtuais)
Carga horária: ... horas
Ambientes de aprendizagem (presencial): Espaço Telinha (Sala de exibição, Laboratório Muiltimídia, Sala de Aula e Espaços Públicos)
Ambientes de aprendizagem (virtual): Blog Telinha de Cinema, Facebook (Grupo CVB Telinha de Cinema)
Equipe
Coordenador Geral: Aluísio Cavalcante
Coordenadora Pedagógica Palmas: Inaê Ribeiro
Coordenadora Pedagógica Goiânia: Jô Levy
Educadores Palmas: Daniel Bauducco, Marina Kamei
Educadores Goiânia: Ricardo Nogueira, Ernesto
Monitores Palmas: 2 a definir
Monitores Goiânia: 2 a definir
Dimensões da formação no CVB
§ Técnica – Identificação e uso dos recursos para realização.
§ Estética – Desenvolvimento da percepção e construção/compreensão de conceitos.
§ Comunicabilidade – Produzir com finalidade e intencionalidade.
§ Compartilhamento – Tornar público e trocar experiências.
§ Sociabilidade – Construção da identidade e desenvolvimento de habilidades para conviver e produzir coletiva e colaborativamente.
Habilidades e Competências
Dimensões | Habilidades e Competências | Detalhamento/Exemplos |
Captação imagem e som | ||
Edição áudio e vídeo | ||
Técnica | Publicação e exibição de conteúdos multimídia | Dominar mecanismos de publicações como Youtube/Vimeo Redes sociais Blogs (incorporações) |
Manuseio de editores de textos | Saber utilizar programas como Word, Word pad, Open Write | |
Utilização básica de Windows / Linux | Saber procurar, organizar e armazenar arquivos digitais. | |
Navegação pela internet | Saber utilizar os recursos básicos de um browser e ações como download, verificação de vírus, up load. | |
Compreensão de conceitos estéticos | Capacidade de perceber o mundo natural e artístico e de construir significado a partir das suas próprias experiências. | |
Estética | Criação | Capacidade construir referências culturais e estéticas e de criar conteúdos próprios, seja individual ou coletivamente. |
Identificação de características estilísticas relativas a gêneros e formatos | ||
Compreender a linguagem audiovisual | ||
Leitura crítica da realidade | ||
Comunicabilidade | Leitura crítica das mídias | |
Capacidade de comunicar | Saber o quê dizer, como dizer e para quem dizer. | |
Compreensão da dinâmica do funcionamento das mídias sociais e móveis | ||
Compartilhamento | Capacidade de utilização dos recursos das mídias móveis e sociais | |
Capacidade para evitar comportamentos de risco na internet | Saber ter cuidado relativo a exposição da imagem nas redes sociais, além de vírus e software mal intencionados. | |
Uso consciente de conteúdos da rede | Compreender questões relacionadas a autoria, direitos e ética. |
Metodologia
Eixos | Estratégias Didáticas | Atividades |
Avaliação Diagnóstica | Oficina Inaugural | Dinâmica de apresentação Identificação do nível de familiaridade tecnológica Criação do “Eu Digital” Produção colaborativa de vídeo de bolso. |
Ficha de inscrição | Análise das informações sociais, econômicas e culturais dos alunos. | |
Relatórios da Coordenação | Diários e relatórios. | |
Criação | Estimular a pesquisa e construção autônoma do conhecimento | Familiarização com ferramentas de busca; Técnicas de pesquisa Sistematização da pesquisa |
Constituir um ambiente estimulante para a criação | Tema do Mês – caracterização dos ambientes de aprendizagens com temas relevantes (diretor mês, sentimento do mês, cor do mês, personagem do mês, etc) | |
Desenvolver a Idéia/Argumento a partir de atividades, práticas, criativas e desafiadoras | Associação fantástica (objetos, figuras, palavras) Dinâmica de recortes de revistas, jornais, HQ Tempestade de Idéias Rede de criação (Facebook) Roteiro para detalhamento do argumento | |
Construir uma compreensão da finalidade do roteiro. | Caça ao Tesouro, Roteiro de viagem Receitas de remédio caseiro ou comida Manuais técnicos | |
Adotar um padrão formal para escrita do roteiro | Uso do Formulário Imagem-Som (roteiro padrão) Reescrita do argumento em Cenas Planos, Indicações de diálogos e Som | |
Desenvolver a prática da DECUPAGEM | Apresentação de um formulário padrão para identificar os recursos necessários para a realização (equipamentos, equipe, locações, parcerias, etc) | |
Estimular o desenvolvimento vocacional nas diversas áreas técnicas da realização. | Rodízio de funções entre equipes e grupos de produção. | |
Produção | Exercitar a captação de imagem e som em diferentes situações com diferentes equipamentos | Gravação de Diálogos Gravação de Entrevistas Gravação Noturna (pouca luz), Gravação de objetos em movimento Gravação com a câmera em movimento (aproximação e distanciamento do objeto) Gravação em ambientes sonora e visualmente poluídos. |
Edição | Exercitar a composição de narrativas a partir de diversos elementos e suportes | Recriando enredos com fragmentos de textos (recortes de jornais e revistas) Construindo historias a partir do encadeamento de fotos ou áudios Remix de vídeos. |
Experimentar a manipulação de imagens e sons em diferentes formatos e plataformas | Editando com Celular Editando no Vídeo Pad Editando no Open Shoot Editando no Première Editando no Youtube Editor | |
Criação do “Eu Digital” | Perfil Facebook, Gmail e Youtube | |
Compartilhamento | Exercitar o compartilhamento de conteúdos em diversos formatos e plataformas | |
Exercitar a construção título, sinopse e ficha técnica | Bloco de notas celular | |
Estimular a curadoria de conteúdo multimídia entre os alunos. | Playlist da semana |