Projeto Pedagógico

Curso de Vídeo de Bolso – Telinha de Cinema
Casa da Árvore Projetos Sociais


O Curso de Vídeo de Bolso (CVB) é uma ação da ONG Casa da Árvore que funciona como porta de acesso de jovens e adolescentes as demais ações de formação e experimentação artística e pedagógica do projeto Telinha de Cinema – Educação, Arte & Tecnologia. É dedicado a estudantes da rede pública com idade entre 14 e 18 anos que tenham ou não, experiência com audiovisual ou novas tecnologias.
Durante um semestre letivo o CVB possibilita aos participantes, denominados “alunos”, a experimentação de diversas práticas de produção audiovisual a partir da apropriação artística de dispositivos móveis como telefone celular, câmeras digitais, explorando suas possibilidades estéticas e sociais.
Modalidade: presencial ampliado (+ ambientes virtuais)

Carga horária: ... horas

Ambientes de aprendizagem (presencial): Espaço Telinha (Sala de exibição, Laboratório Muiltimídia, Sala de Aula e Espaços Públicos)

Ambientes de aprendizagem (virtual): Blog Telinha de Cinema, Facebook (Grupo CVB Telinha de Cinema)

Equipe
Coordenador Geral: Aluísio Cavalcante
Coordenadora Pedagógica Palmas: Inaê Ribeiro
Coordenadora Pedagógica Goiânia: Jô Levy
Educadores Palmas: Daniel Bauducco, Marina Kamei
Educadores Goiânia: Ricardo Nogueira, Ernesto
Monitores Palmas: 2 a definir
Monitores Goiânia: 2 a definir

Dimensões da formação no CVB
§  Técnica – Identificação e uso dos recursos para realização.
§  Estética – Desenvolvimento da percepção e construção/compreensão de conceitos.
§  Comunicabilidade – Produzir com finalidade e intencionalidade.
§   Compartilhamento – Tornar público e trocar experiências.
§  Sociabilidade – Construção da identidade e desenvolvimento de habilidades para conviver e produzir coletiva e colaborativamente.

Habilidades e Competências
Dimensões
Habilidades e Competências
Detalhamento/Exemplos

Captação imagem e som


Edição áudio e vídeo

Técnica
Publicação e exibição de conteúdos multimídia
Dominar mecanismos de publicações como Youtube/Vimeo
Redes sociais
Blogs (incorporações)

Manuseio de editores de textos
Saber utilizar programas como Word, Word pad, Open Write

Utilização básica de Windows / Linux
Saber procurar, organizar e armazenar  arquivos digitais.
Navegação pela internet
Saber utilizar os recursos básicos de um browser  e ações como download, verificação de vírus, up load.

Compreensão de conceitos estéticos
Capacidade de perceber o mundo natural e artístico e de construir significado a partir das suas próprias experiências.
Estética
Criação
Capacidade construir referências culturais e estéticas e de criar conteúdos próprios, seja individual ou coletivamente.

Identificação de características estilísticas relativas a gêneros e formatos


Compreender a linguagem audiovisual


Leitura crítica da realidade

Comunicabilidade
Leitura crítica das mídias


Capacidade de comunicar
Saber o quê dizer, como dizer e para quem dizer.

Compreensão da dinâmica do funcionamento das mídias sociais e móveis

Compartilhamento
Capacidade de utilização dos recursos das mídias móveis e sociais


Capacidade para evitar comportamentos de risco na internet
Saber ter cuidado relativo a exposição da imagem nas redes sociais, além de vírus e software mal intencionados.

Uso consciente de conteúdos da rede
Compreender questões relacionadas a autoria, direitos e ética.


Metodologia
Eixos
Estratégias Didáticas
Atividades


Avaliação Diagnóstica
Oficina Inaugural
Dinâmica de apresentação

Identificação do nível de familiaridade tecnológica

Criação  do “Eu Digital”

Produção colaborativa de vídeo de bolso.
Ficha de inscrição
Análise das informações sociais, econômicas e culturais dos alunos.
Relatórios da Coordenação
Diários e relatórios.
Criação
Estimular a pesquisa e construção autônoma do conhecimento
Familiarização com ferramentas de busca;
Técnicas de pesquisa
Sistematização da pesquisa
Constituir um ambiente estimulante para a criação
Tema do Mês – caracterização dos ambientes de aprendizagens com temas relevantes (diretor mês, sentimento do mês, cor do mês, personagem do mês, etc)
Desenvolver a Idéia/Argumento a partir de atividades, práticas, criativas e desafiadoras
Associação fantástica (objetos, figuras, palavras)

Dinâmica de recortes de revistas, jornais, HQ

Tempestade de Idéias

Rede de criação (Facebook)

Roteiro para detalhamento do argumento

Construir uma compreensão da finalidade do roteiro.
Caça ao Tesouro,

Roteiro de viagem

Receitas de remédio caseiro ou comida

Manuais técnicos


Adotar um padrão formal para escrita do roteiro
Uso do Formulário Imagem-Som (roteiro padrão)

Reescrita do argumento em Cenas Planos, Indicações de diálogos  e Som


Desenvolver a prática da DECUPAGEM
Apresentação de um formulário padrão para identificar os recursos necessários para a realização (equipamentos, equipe, locações, parcerias, etc)


Estimular o desenvolvimento vocacional nas diversas áreas técnicas da realização.
Rodízio de funções entre equipes e grupos de produção.
Produção
Exercitar a captação de imagem e som em diferentes situações com diferentes equipamentos
Gravação de Diálogos

Gravação de Entrevistas

Gravação Noturna (pouca luz),

Gravação de objetos em movimento

Gravação com a câmera em movimento (aproximação e distanciamento do objeto)

Gravação em ambientes sonora e visualmente poluídos.

Edição
Exercitar a composição de narrativas a partir de diversos elementos e suportes
Recriando enredos com fragmentos de textos (recortes de jornais e revistas)

Construindo historias a partir do encadeamento de fotos ou áudios
           
Remix de vídeos.
Experimentar a manipulação de imagens e sons em diferentes formatos e plataformas
Editando com Celular

Editando no Vídeo Pad

Editando no Open Shoot

Editando no Première

Editando no Youtube Editor

Criação do “Eu Digital”
Perfil Facebook, Gmail e Youtube
Compartilhamento
Exercitar o compartilhamento de conteúdos em diversos formatos e plataformas


Exercitar a construção título, sinopse e ficha técnica
Bloco de notas celular

Estimular a curadoria de conteúdo multimídia entre os alunos.
Playlist da semana