OFICINA INAUGURAL
Objetivos:
Objetivos:
- Criação do "eu digital";
- Percepção da sua auto-imagem digital segundo os parâmetros de popularidade e reputação;
- Criar atividades que levem os alunos a usarem o facebook e acessarem nossas páginas;
- Realização de um vídeo para a experimentação de todas as etapas de produção audiovisual;
- Apresentação da Casa da Árvores - Telinha de Cinema - Curso de Vídeo de Bolso;
- Socialização entre os participantes;
- Ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é identidade (pessoal, cultural e visual);
- Identificação do nível de familiaridade tecnológica dos alunos.
CONTANDO HISTÓRIAS COM IMAGENS
Objetivos:
- Levar os alunos a perceber que a imagem pode expressar muitas ideias, sentimentos e sensações;
- Levar os alunos a utilizar imagens de modo que estejam a serviço de suas ideias e intenções;
- Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão de modo claro (se fazer entender);
- Ampliar o repertório imagético dos alunos;
- Exercícios de captação de imagens estáticas e em movimento;
- Desenvolvimento das habilidades no uso de equipamentos de captação de imagem.
CENA, PLANO E PLANO SEQUÊNCIA
Objetivos:
EDIÇÃO E MONTAGEM
Objetivos:
O SOM NO AUDIOVISUAL
Objetivos:
ROTEIRO: FICÇÃO
Objetivos:
ANIMAÇÃO
Objetivos:
- Levar os alunos a conhecerem as unidades básicas da linguagem audiovisual;
- Ampliar o repertório imagético dos alunos;
- Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão de modo claro (se fazer entender);
- Desenvolver a capacidade de produzir colaborativamente;
- Exercícios de aperfeiçoamento no uso de equipamentos de captação de imagem.
EDIÇÃO E MONTAGEM
Objetivos:
- Levar os alunos a perceber o que é ritmo;
- Apresentação de programas de edição;
- Levar os alunos a perceber que a montagem define a intenção da obra;
- Levar os alunos a refletir sobre a manipulação de imagens e ao seu uso responsável;
- Levar os alunos a identificar alguns gêneros audiovisuais tais como: comédia, ação, romance e suspense;
- Exercícios de trucagem para aguçar a percepção sobre as possibilidades narrativas da montagem.
O SOM NO AUDIOVISUAL
Objetivos:
- Desenvolver nos alunos a percepção sonora: ritmo, referencialidade, ambiência (paisagem);
- Exercícios de foley;
- Técnicas de gravação de áudio com celular;
- Edição de áudio e imagem;
- Trabalhar a produção de videoclipe.
ROTEIRO: FICÇÃO
Objetivos:
- Desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar ideias;
- Levar os alunos a compreender a importância do roteiro para materializar as ideias;
- Ensinar os princípios básicos para a elaboração formal de um roteiro;
- Trabalhar com os alunos a noção de autoria;
- Reforçar a natureza coletiva da produção audiovisual;
- Estimular a produção de roteiros de ficção;
- Salientar as funções de cada membro da equipe;
- Preparar os alunos para lidar com as variáveis: criatividade, tempo, recursos humanos e materiais.
- Trabalhar a finalização das obras: títulos, créditos, sinopse;
- Ampliar a bagagem dos variados estilos da ficção (falso documentário, animação, vídeo-clipe, etc)
- Os festivais e as diversas janelas de exibição existentes;
- Trabalhar a noção de curadoria.
ANIMAÇÃO
Objetivos:
- Trabalhar algumas técnicas de animação;
- Ampliar o repertório dos alunos apresentando produções desenvolvidas com esta técnica;
- Ampliar as habilidades técnicas dos alunos.
DOCUMENTÁRIO
Objetivos:
Objetivos:
- Desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica da realidade;
- Desenvolver nos alunos um olhar mais crítico para as mídias;
- Levar os alunos a comunicar com clareza (o que dizer, como dizer e para quem);
- Trabalhar o conceito de "verdade absoluta";
- Levar os alunos a identificar a diferença estrutural entre ficção e documentário (existe essa diferença?);
- Trabalhar técnicas de entrevista;
- Mostrar as diferentes linguagens do documentário.
Objetivos:
- Levar os alunos a perceberem que podem intervir na sua realidade;
- Salientar que a comunicação precisa ser clara (o que dizer, como dizer e para quem);
- Salientar o poder de uma obra audiovisual;
- Prepará-los para catalizar esforços para defender uma causa, uma ideia;
- Como convencer, sensibilizar e motivar as pessoas por meio do audiovisual;
- Como utilizar as mídias sociais para mobilizar outras pessoas e/ou partilhar ideias.
OUTRAS ATIVIDADES
- Levá-los a festivais e mostras de cinema;
- Trazer convidados para bate-papos ou workshops;
- Orientá-los a participar do Festival do Minuto e concursos do gênero;
- Levá-los para visitar locais como o Laboratório de Imagem e Som (LIS-AV-UEG) e espaços similares;
- Desenvolver atividades em outros espaços da cidade.