Goiânia Conteúdo Programático

OFICINA INAUGURAL
Objetivos:
  • Criação do "eu digital";
  • Percepção da sua auto-imagem digital segundo os parâmetros de popularidade e reputação;
  • Criar atividades que levem os alunos a usarem o facebook e acessarem nossas páginas; 
  • Realização de um vídeo para a experimentação de todas as etapas de produção audiovisual;
  • Apresentação da Casa da Árvores - Telinha de Cinema - Curso de Vídeo de Bolso;
  • Socialização entre os participantes;
  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre o que é identidade (pessoal, cultural e visual);
  • Identificação do nível de familiaridade tecnológica dos alunos. 

      CONTANDO HISTÓRIAS COM IMAGENS
Objetivos:
  • Levar os alunos a perceber que a imagem pode expressar muitas ideias, sentimentos e sensações;
  • Levar os alunos a utilizar imagens de modo que estejam a serviço de suas ideias e intenções;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão de modo claro (se fazer entender);
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Exercícios de captação de imagens estáticas e em movimento;
  • Desenvolvimento das habilidades no uso de equipamentos de captação de imagem.
      
      CENA, PLANO E PLANO SEQUÊNCIA
Objetivos:
  • Levar os alunos a conhecerem as unidades básicas da linguagem audiovisual;
  • Ampliar o repertório imagético dos alunos;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão de modo claro (se fazer entender);
  • Desenvolver a capacidade de produzir colaborativamente;
  • Exercícios de aperfeiçoamento no uso de equipamentos de captação de imagem.

EDIÇÃO E MONTAGEM
Objetivos:
  • Levar os alunos a perceber o que é ritmo;
  • Apresentação de programas de edição;
  • Levar os alunos a perceber que a montagem define a intenção da obra;
  • Levar os alunos a refletir sobre a manipulação de imagens e ao seu uso responsável;
  • Levar os alunos a identificar alguns gêneros audiovisuais tais como: comédia, ação, romance e suspense;
  • Exercícios de trucagem para aguçar a percepção sobre as possibilidades narrativas da montagem.

O SOM NO AUDIOVISUAL
Objetivos:
  • Desenvolver nos alunos a percepção sonora: ritmo, referencialidade, ambiência (paisagem);
  • Exercícios de foley;
  • Técnicas de gravação de áudio com celular;
  • Edição de áudio e imagem;
  • Trabalhar a produção de videoclipe.

ROTEIRO: FICÇÃO
Objetivos:

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar ideias;
  • Levar os alunos a compreender a importância do roteiro para materializar as ideias;
  • Ensinar os princípios básicos para a elaboração formal de um roteiro;
  • Trabalhar com os alunos a noção de autoria;
  • Reforçar a natureza coletiva da produção audiovisual;
  • Estimular a produção de roteiros de ficção;
  • Salientar as funções de cada membro da equipe;
  • Preparar os alunos para lidar com as variáveis: criatividade, tempo, recursos humanos e materiais.
  • Trabalhar a finalização das obras: títulos, créditos, sinopse;
  • Ampliar a bagagem dos variados estilos da ficção (falso documentário, animação, vídeo-clipe, etc)
  • Os festivais e as diversas janelas de exibição existentes;
  • Trabalhar a noção de curadoria.


ANIMAÇÃO
Objetivos:
  • Trabalhar algumas técnicas de animação;
  • Ampliar o repertório dos alunos apresentando produções desenvolvidas com esta técnica;
  • Ampliar as habilidades técnicas dos alunos. 

DOCUMENTÁRIO
Objetivos:
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de leitura crítica da realidade;
  • Desenvolver nos alunos um olhar mais crítico para as mídias;
  • Levar os alunos a comunicar com clareza (o que dizer, como dizer e para quem);
  • Trabalhar o conceito de "verdade absoluta";
  • Levar os alunos a identificar a diferença estrutural entre ficção e documentário (existe essa diferença?);
  • Trabalhar técnicas de entrevista;
  • Mostrar as diferentes linguagens do documentário.

            PROPAGANDA SOCIAL
Objetivos:

  • Levar os alunos a perceberem que podem intervir na sua realidade;
  • Salientar que a comunicação precisa ser clara (o que dizer, como dizer e para quem);
  • Salientar o poder de uma obra audiovisual;
  • Prepará-los para catalizar esforços para defender uma causa, uma ideia;
  • Como convencer, sensibilizar e motivar as pessoas por meio do audiovisual; 
  • Como utilizar as mídias sociais para mobilizar outras pessoas e/ou partilhar ideias.

OUTRAS ATIVIDADES

  • Levá-los a festivais e mostras de cinema;
  • Trazer convidados para bate-papos ou workshops;
  • Orientá-los a participar do Festival do Minuto e concursos do gênero;
  • Levá-los para visitar locais como o Laboratório de Imagem e Som (LIS-AV-UEG) e espaços similares;
  • Desenvolver atividades em outros espaços da cidade.