Objetivo
Ensinar técnicas audiovisual aplicáveis à tecnologia do celular.
Objetivo específico
Compreender o significado de linguagem audiovisual
Roteirizar argumentos para documentário
Produzir vídeos documentais
Introduzir técnicas de edição e montagem de videos
Metodologia
1- Momento - Mundo do celular
a)Apresentação do‘’Eu digital’’ - Dinâmica no qual os alunos se definem através de algum arquivo presente em seu celular. Rápida explicação sobre a escolha do material apresentado.
b) Apresentação das funções do celular - capacidade técnica da câmera, conectividade (internet, sms, bluetooth), memória, limitações
- Como cada um dos participantes lidam com o celular.
- Qual a função do compartilhamento - pq compartilhar e o quê compartilhar
c) Vídeo: Zé Alguém
2º Momento - Iniciando a linguagem audiovisual
a) Dinâmica da imagem-significado.
Formar grupos de 4 a 5 pessoas, pensar em alguma ideia e tentar transformá-la em imagem. Tirar uma foto com a câmera do celular e depois compartilhar com a turma.
- Provocar a seguinte reflexão: “Dizer uma coisa através de imagens é a mesma coisa que dizâ-la com uma palavra falada/escrita?”
b) Planos
Explicar sobre tipos de planos: PG, PI, PA, PC, PM, PP, CLOSE, PD
Vídeo: Planos (Telinha de cinema)
- Analisar os tipos de planos utilizados no exercício da imagem-significado
c) Movimentos de Câmera
Explicar sobre os tipos de movimentos de câmera aplicados ao celular: Dolly, Pan, Zoom (in e out).
Vídeo: Movimentos de câmera (Telinha de cinema)
d) Áudio
Tipos de áudio no audiovisual: ambiente, música, ruidos, silêncio, fala humana
- Experiência: Relatar os sons percebidos dentro do ambiente.
- Discutir sobre os sons percebidos no ambiente: intensidade, volume, quais foram, duração, frequência, etc
(Caso alguém pergunte: existe ponto de escuta - efeito psicológico)
- Vídeo: Durval discos (sem áudio)
Durval discos (com áudio)
- Discutir a importância do áudio na construção fílmica
EXTRA: filme cantando na chuva
Os filmes nem sempre tiveram o áudio sincronizado.
Cinema sem fala, porém musical, com cartelas
Cinema com diálogo, sem sincronia
Cinema audiovisual
3º Momento - Roteirizando
a) Diferenciar documentario e ficçao
Vídeo ficção (animação): O céu no andar de baixo
Vídeo documentário: Casa dos mortos (reduzir pela metade no tempo)
b) Como se constrói um roteiro: ideias, historia de vida, acontecimento especifico, filmes, livros (adaptacao)
EXTRA: Roteiro coletivo ficção
INTERVALO
c) Roteirizar 2 vídeos ficcionais e 2 argumentos do documentário
- Dividir a turma em 4 grupos e iniciar a construção das histórias.
INTERVALO PARA ALMOÇO
4º Momento - Produçao
-Exemplificação das funções na produção de um filme, adaptado às especificidades de um video de bolso: Direção, DF, Direção de Arte, Produção, Assistente de produção, Assistente de arte, Assistente de fotografia, Making of, Platô, Claquete e Still.
- Atribuir responsabilidades
- Iniciar gravação
OBS. Pegar todos os nomes dos integrantes das equipes e entrevistados, para inserir nos créditos.
INTERVALO
5º Momento - Pós producao
a) Explicar o conceito de corte - possibilidade de unir partes diferentes de um filme, criando uma unidade semântica: seco, fade in/out, crossfade, etc.
Vídeo: A magia da montagem no cinema
Montagem - Colégio Anchieta
EXTRA
Publicidade: Itaú (o que dá unidade ao vídeo?)
Vídeo: Reel montagem de vídeo
b) Ediçao coletiva
- Escolher um vídeo (ou dois, a depender da disponibilidade de equipamento), projetar na parede, mostra as principais ferramentas do software de edição e começar um trabalho de edição coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário