terça-feira, 17 de abril de 2012

PMW_ 18/04_ Continuação cena, plano e plano sequência.


Tema: Cena, plano e plano sequência.

Objetivo geral: levar os alunos a conhecerem as unidades básicas do audiovisual.

Objetivos específicos:
- Desenvolver a capacidade de produzir colaborativamente;
- Exercícios de aperfeiçoamento no uso de equipamentos de captação de imagem;
- Levar os alunos a conhecerem as unidades básicas da linguagem audiovisual;

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Para iniciar a aula, os alunos serão levados a compreender as unidades básicas do audiovisual. Primeiramente será ministrado conteúdo sobre o que é audiovisual.

Segundo momento: sensibilização
Posteriormente será exibido três vídeos aos alunos para que eles identifiquem as características do audiovisual nos vídeos. Segue os três vídeos:

Audiovisual: http://www.youtube.com/watch?v=eIPL55oyfBQ

Clipe Mombojó: http://vimeo.com/13243954

O Rappa: http://vimeo.com/4603101

Terceiro momento: conceituação
Na conceituação os alunos terão acesso aos elementos que constituem o audiovisual: planos, movimentos, enquadramentos, luz e som. Para passar esse conteúdo utilizará o data show com informações e dois vídeos que mostram a diferença entre plano e plano sequência. Segue abaixo:

Plano sequência “Meu nome não é Johnny : http://www.youtube.com/watch?v=wf8l182u1MA

Vários planos “ 400 contra 1” : http://www.youtube.com/watch?v=NUtSfAaIGoY&feature=related


Quarto momento: aplicação
Na parte prática será aplicada a seguinte atividade : Serão dadas várias tirinhas. Em grupo os alunos terão que adaptar as tirinhas para um roteiro curto e gravá-lo.

Quinto momento: avaliação
Os alunos após terem gravado as cenas voltarão para a sala e analisaram todos os vídeos produzidos pelos colegas. 

3 comentários:

  1. As aulas tanto na parte da manhã como na parte da tarde tiveram um rendimento razoável. Tentei ao máximo dar uma aula simples apesar do conteúdo ser de maior complexidade em se tratando de linguagem audiovisual. Para ficar mais clara a compreensão para os alunos, passei três vídeos e pedi para que eles identificassem o que acreditassem ser audiovisual.

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  2. Depois dos debates passamos para a parte teórica. Expliquei os elementos que constituem a linguagem audiovisual : planos, enquadramentos, som, luz e movimentos de câmera. Para maior elucidação do conteúdo, novamente passei vídeos para que os alunos assimilassem a teoria à prática.

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  3. Como exercício disponibilizei várias tirinhas e pedi que em dupla escolhessem uma tirinha e reproduzissem isso para o audiovisual. Todos os alunos conseguiram completar a atividade. Mas, notei que eles poderiam ter mostrado trabalhos melhores tendo em conta a quantidade de tempo que já estão fazendo o curso.

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