segunda-feira, 2 de abril de 2012

PMW_02/04_Roteiro de ficção

Tema: Roteiro de ficção

Objetivo
Preparar os alunos para a redação de um bom roteiro de ficção, que significa bem planejado e com uma boa história a ser contada.

Objetivos específicos
- Desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar ideias;
- Levar os alunos a compreender a importância do roteiro para materializar as ideias;
- Ensinar os princípios básicos para a elaboração formal de um roteiro;
- Identificar qual o melhor modelo de roteiro para ser trabalhado no vídeo de bolso.

Metodologia

Primeiro momento: Para estimular a elaboração de ideias serão aplicados dois jogos:
a) Os alunos vão entrar na comunidade do Orkut chamada Roteiro - Telinha de Cinema. Lá serão apresentados a um jogo, que acontece da seguinte forma: cada aluno deverá falar uma palavra (substantivo, artigo, numeral, sinais de pontuação etc). A palavra que o aluno falar deverá ter coerência para a construção de uma história. É importante eles prestarem atenção para a continuação da história. Ex: A moça comprou um colar. (nessa frase 6 alunos diferentes construíram a oração).

b) Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá quatro papéis com as seguintes perguntas: Quem? Onde? Como? Quando? Eles deverão responder essas perguntas e entregá-las ao educador. Posteriormente o educador sorteará as perguntas com suas respectivas respostas para cada grupo. Depois de receberem as perguntas o grupo deverá construir uma história coerente usando o computador.

Segundo momento: O educador apresentará alguns dos modelos de roteiro mais utilizados (cinema, telejornalismo, publicidade), e alguns dos modelos já utilizados por alunos do Telinha de Cinema. A intenção é identificar as estruturas utilizadas e quais são as informações indispensáveis.

Terceiro momento: O educador redistribuirá as decupagens realizadas na semana de oficina e os alunos terão de avaliar e corrigir os textos transformando-os em roteiros com todos os elemento necessários para o início da produção.

Um comentário:

  1. Pela manhã, os alunos descobriram como funcionava o jogo através da comunidade "Roteiro - Telinha de Cinema" no orkut. Foi importante para mim como professor e para eles como alunos jovens perceber como podemos utilizar estes ambientes virtuais didaticamente.

    Ainda assim, por conta de preguiça ou dispersão por causa da internet, a maioria dos alunos demorou muito tempo para realizar simples atividades como na atividade B, ou realizaram sem se atentar a proposta do exercício, levando muito na brincadeira. Somente um dos três grupos formados realizaram a atividade satisfatoriamente. Acredito que este desempenho se deva ao perfil da maioria dos alunos que estão cursando pela manhã, embora tenhamos alguns poucos destaques positivos individuais.

    No segundo momento, optei por colocar os alunos para pesquisarem modelos de roteiro na internet ao invés de que eu mesmo apresentasse. Nesta atividade, tanto no período da manhã quanto da tarde, os alunos demonstraram muita dificuldade na hora de pesquisar em sites de buscas. Eles parecem esperar que só de pensar em algo, o google vai apresentá-los à definição exata do que procuram. Como educador, eu os orientei a refinar a pesquisa com a mudança de palavras que mais se adequassem ao objeto pesquisado.

    ResponderExcluir