terça-feira, 16 de outubro de 2012

CVB- Cultura de Paz (Adaptação) Aula 2

Aula 2 - Audiovisual - dia 15 e 16/08

PLANO DE AULA
Assunto: Audiovisual
Título: Linguagem audiovisual

OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO:
Levar os alunos a compreenderem que fazer vídeos é “escrever” de uma maneira diferente, com som e imagem

METODOLOGIA:
1º - Provocação
Falar sobre características do celular, inclusive como dispositivo de convergência tecnológica (recursos reunidos) de mídia (capacidade de produção e acesso a conteúdo). Nesse bate papo destacar a imagem como um recurso que a cada dia está mais popular. Provocar a seguinte reflexão: “Dizer uma coisa com uma imagem é a mesma coisa do que dizer com a palavra falada/escrita?”

2º - Sensibilização/conceituação



Atividade1: Dê 4 minutos para que cada dupla pense em uma imagem e faça uma foto que traduza o significado da imagem. Reunir as imagens e projetá-las, discutindo com a turma se a imagem “disse” ou não, a mesma coisa que a palavra.

Atividade2: Exposição sobre tipos de planos. Distribuição de cópias (xerox).
Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=sBSLzNt30fo&feature=relmfu



3º - Aplicação
Aproveitando as fotos dos participantes, perguntar qual tipo de plano definiria melhor cada uma das imagens.

4º - Sensibilização/conceituação
Exposição sobre movimentos de câmera – Dolly, Pan, Zoom in, Zoom out

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GwXVSg7k8SY&feature=plcp





5º Aplicação
Fora da sala de aula, propor prática de movimentos de câmera.

6º Sensibilização/conceituação
Vídeo (sem áudio): RIO http://www.youtube.com/watch?v=92reNPdCB7o (0:00 a 0:2:45)






Mostrar aos alunos um curta sem o áudio. Após a exibição, peça-os para se dividirem em dois grupos e cada um ficará responsável por cada som que eles imaginam conter no filme (diálogo, barulho, trilha sonora, etc). Após cada grupo fazer o exercício de dublagem ao vivo, peça para que eles expliquem o porquê das escolhas que tomaram.

Video (com áudio)

Um comentário:

  1. Com uma turma reduzida em relação ao primeiro dia, trabalhamos questões sobre linguagem audiovisual, com plano, movimentos de câmera e tipos de sons. Sempre com o suporte de vídeos produzidos pela Casa da Árvore, discutimos com eles a importância de se conhecer tais questões. Num segundo momento propusemos o uso de câmeras, para registro estático, com o objetivo de perceber se a imagem dialoga ou não com a ideia pretendida. A experiência de alguns participantes foram exitosas, inclusive no uso de enquadramentos. Após apresentar as fotos para a turma, pedimos que refizessem imagens utilizando os enquadramentos aprendidos, podendo consultar a xérox de tipos de planos distribuidas anteriormente.
    Por fim, fizemos um exercício sonoro, no qual teriam que imaginar sons que estariam inseridos em um filme (executado sem áudio). Logo após, reexibimos o mesmo trecho do filme e pedimos para fazerem comparações. Mesmo sendo conhecido, poucos foram capazes de descrever sons como músicas, embora soubessem de sua existência. Por fim, analisaram o som ambiente na sala de aula e assistiram a outro trecho do filme.

    ResponderExcluir