PLANO DE AULA
Assunto: Roteiro
Título: Ficção e Documentário
Objetivo
Preparar os alunos para a redação de um bom roteiro de ficção e documentário, que é resultado de um bom planejamento/pesquisa e uma história interessante.
Objetivos específicos
- Desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar ideias a partir de pesquisas;
- Levar os alunos a compreender a importância do roteiro para materializar as ideias;
- Ensinar os princípios básicos para a elaboração formal de um roteiro;
- Identificar qual o melhor modelo de roteiro para ser trabalhado no vídeo de bolso.
Metodologia
Dinâmica: Paródia musical
Video: http://www.youtube.com/watch?v=geDHzXg56UU (Sutilmente - SKANK)
Em grupos de 4 a 5 integrantes, distribuir trechos da música para que seja parodiada. Ao final, apresentar paródia “coletiva”.
Sensibilização/conceituação
Diferenciação entre roteiro de ficção e de documentário.
Aplicação do roteiro
Retomar a produção dos roteiros iniciadas na aula anterior.
Pensar os planos para cada sequência do filme a ser produzido.
Seguindo o plano de aula estimulamos a criatividade dos alunos, fazendo que eles fizessem uma parodia da musica “Sutilmente” do Skank com o tema especifico de cultura de paz. Pedimos para fazerem grupos e cada grupo ficou com uma estrofe e realizaram a atividade sem dificuldade. No segundo momento dividimos a sala em dois grupos um seria para fazer o roteiro ficcional e o outro grupo faria o roteiro do documentário. Fomos para um ambiente diferente da sala de aula ou da sala de informática para liberar a criatividade dos alunos. Cada orientador ficou com um grupo e mostramos as características especificas de cada roteiro seja ele documentário ou ficção, os alunos decidiram qual grupo ficaria e começamos a trabalhar. O roteiro foi escrito pelos alunos, as falas, os personagens, as locações e definiram suas funções dentro da produção.
ResponderExcluir