quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

PMW_ 05 à 14 de março_ Oficina inaugural


Tema: Oficina inaugural

Objetivo geral: Levar os alunos a socialização com o espaço Casa da Árvore, colegas e professores. Introduzi-los no audiovisual na produção de vídeos de diversos gêneros.  

Objetivos específicos:
- Apresentar a Casa da Árvore - Telinha de Cinema - Curso de Vídeo de Bolso;
- Socializar os participantes;
- Introduzir os alunos nas técnicas do audiovisual: roteiro, produção e edição.

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
1ª Dia de oficina
a) Apresentação da Casa da Árvore mostrando vídeos e fotos.
b) Socialização entre os participantes. Utilizaremos uma dinâmica de apresentação com os alunos sentados no chão em círculo. Eles deverão falar o nome e idade. Em forma de “telefone sem fio” a apresentação deverá passar por todos os alunos.
c)Serão aplicados exercícios para a elucidação e importância do roteiro para a construção de um vídeo:
– Será exibida uma cena de filme em que os alunos posteriormente terão de fazer uma descrição para reproduzi-la (decupagem – não será utilizado o termo decupagem). 
– Depois os educadores entregarão um texto que está com o seu enredo fora de ordem demonstrando estar confuso. Os alunos terão que organizar o texto em uma ordem compreensível. (atividade de curto prazo).

2º Dia de oficina
a) Finalizados os exercícios, os educadores realizarão um debate sobre a importância do roteiro para a produção de um vídeo usando as atividades como exemplo. (atividade de curto prazo).
b) Os alunos serão divididos em grupo para a produção de roteiro. Para auxiliá-los e inspirá-los será entregue um modelo de roteiro e temas de livros tocantinenses.

3º Dia de oficina
a) Apresentar de forma simples técnicas de produção e auxílio dos educadores aos alunos para a produção do vídeo.

4º Dia de oficina
a) Aula expositiva por meio do datashow para auxiliar os alunos na edição do vídeo. Junto a aula, os alunos irão editar o vídeo produzido na aula anterior. 

4 comentários:

  1. (transcrevendo postagem de Marina no Face)

    O nosso trabalho é voltado para duas turmas: manhã e tarde. Ambas nos deram um retorno bem produtivo. Explicamos de forma dinâmica o que é a Casa da Árvore e o projeto Telinha de Cinema (quem quiser mandamos por e-mail os slides da aula).

    Os alunos estavam envergonhados de início, porém, quando aplicamos a dinâmica de socialização retiramos deles os rotos sérios e vimos rostos alegres.

    Depois da dinâmica partimos para a apresentação dos vídeos produzidos por ex alunos do telinha. Esse momento foi oportuno, pois, aproveitamos para falar da diversidade dos vídeos e dos assuntos neles retratados.

    Posteriormente o profº Daniel mostrou aos alunos o trecho do filme "Rebobine por favor" que conta a história de dois amigos que resolvem gravar todos os filmes da locadora depois que descobriram que os filmes haviam sido destruídos. Os alunos deram boas risadas já que o filme é uma tremenda bagunça.

    Demos intervalo de 15 minutos e voltamos para sala.

    Aplicamos o exercício de decupagem com os alunos. O prof. Daniel escolheu duas cenas do filme "Ai que vida". Os alunos escolheram uma das cenas e tiveram que fazer a decupagem. Eles executaram esse exercício em 1:30. Muitos tiveram dificuldades porque nunca fizeram esse exercício. Nós educadores auxiliamos os alunos de forma lúdica para que eles conseguissem concluir.

    Infelizmente o tempo foi pequeno para passar a segunda atividade. O fato de não tê-la passado não prejudicou no andamento da aula.

    O fim da aula com a turma da tarde houve vários questionamentos. Questionamentos esses pertinentes. Eles se referiam a qualidade de imagem utilizando celular, sobre efeitos especiais e se tinha outras oportunidades na Casa da Árvore para continuar depois do Telinha de Cinema.

    Assim seguiu nosso primeiro dia de oficina.

    ResponderExcluir
  2. (transcrevendo postagem de Marina no Face)

    Assim como no período da manhã, a turma da tarde assistiu vídeos tutoriais sobre a produção de um roteiro. Os vídeos relatam os elementos importantes para começar a produção do filme.
    Os alunos foram divididos em quatro grupos contendo cinco componentes. Os títulos dos livros sorteados foram: " Adivinha o que estou vendo!", "Encontros na praça", "Feliz encontro" e Adolfo, a vida de um verme".
    Os grupos estão discutindo qual melhor ideia e de que forma vão adaptá-la para o vídeo.

    ResponderExcluir
  3. (Transcrevendo o que postei no grupo do facebook sobre essa aula que a Marina comentou)


    - Esse exercício de fazer a decupagem da cena transformando-a em roteiro teve um retorno bem positivo pois os alunos passaram a enxergar na prática os elementos que compoem uma cena, além das falas. Orientei os alunos a enxergar cada plano (não usamos essa palavra) como se fosse uma fotografia, e isso facilitou para eles organizarem melhor a decupagem. Acho que descobrimos a atividade certa para amenizar bastante a dificuldade dos alunos em escrever o roteiro de forma clara para quem vai produzir. Na aula de produção semana que vem a gente confirma isso.

    ResponderExcluir
  4. Sobre os dias 2, 3 e 4 da oficina:

    - Mesmo com um travamento inicial já esperado, os alunos foram bem na produção do roteiro inspirado em títulos de autores tocantinenses. A atividade de decupagem deu resultado aqui no detalhamento do roteiro.

    - No dia da produção, houve problemas:
    alunos comprometidos com a produção faltaram tanto pela manhã quanto pela tarde, e com isso tivemos de fundir alguns grupos;
    os grupos que tinham mais diálogos nas histórias travavam muito na gravação porque o elenco ficava muito inibido. Algumas meninas tremiam e esqueciam até o próprio nome quando ouviam a palavra "GRAVANDO!". Isso me fez pensar em redirecionar as propostas de nossas produções daqui pra frente.

    - Como consequência dos problemas na produção, três das quatro produções excederam o fim da aula para finalizar a gravação, e muitas cenas foram gravadas repetidamente, gerando muitos arquivos, e dificultando assim o processo de edição.

    - Os alunos perceberam o que é a edição e quais as possibilidades que um programa básico oferece. Também enfatizamos o quanto eles devem "fuçar" no programa para descobrir novas possibilidades e ficar craque na edição por conta própria.

    ResponderExcluir