Tema: Oficina inaugural
Objetivo geral: Promover o interesse dos alunos pelo curso de video de bolso.
Objetivos específicos:
Realização de um vídeo para a experimentação de todas as etapas de produção audiovisual;
Apresentação da Casa da Árvore - Telinha de Cinema - Curso de Vídeo de Bolso;Socialização entre os participantes;
Identificação do nível de familiaridade tecnológica dos alunos.
Metodologia (o passo-a-passo da aula)
1ª Dia de oficina
14:15 Apresentação da Casa da Árvore,
14:30 Dinâmica para apresentação dos alunos, (Telefone sem fio: Cada um apresenta a si e ao colega anterior)
14:55 Passar o Clássico do claro curtas
15:00 Apresentar a proposta de atividade de, recriar e contar o resto da história de uma cena curta do filme: As Melhores Coisas do Mundo( Minutagem 0:14 a 0:27 será colocado em loop através do infinit loop e postado na página do telinha para consultas posteriores)
15:25 Elaborar o Roteiro (mesmo sem explicar isso para eles) Os alunos serão divididos em três grupos, cada um com um orientador (Jô, Aluísio e Ricardo) e a partir daí irão opinar a respeito das possibilidades da cena assistida construindo o roteiro a partir daí.
16:10 Decupar( Apenas para que eles percebam o que será necessário para o video)De roteiro em mãos os alunos irão anotar o que será necessário para reproduzir a cena ex:Violão
16:40 Dividir as funções dentro das equipe, de uma forma que todos possam participar do processo.Lembrando que os editores virão na sexta para terminar o video.
2º Dia de oficina
Produzir o vídeo, com os grupos já divididos cada um irá gravar o seu roteiro acompanhado de um orientador.
3º Dia de oficina
Edição do material gravado. Os editores terão 30 minutos de uma aula básica de Adobe Premiere, e então passarão a edição de seus trabalhos, passando por todas as etapas, da do trabalho de “Loggar”(nome dado em produções audiovisuais para o processo de descarregar e catalogar arquivos digitais), decupagem, edição e finalização.
Ricardo, no segundo dia, que é o momento da produção, antes dos alunos começaram a gravar é importante instruí-los sobre o uso do celular.
ResponderExcluirEntão, no segundo dia conectei um celular ao projetor e expliquei algumas funções, depois todos puderam experimentar o uso do aparelho durante alguns minutos (isso funcionou muito bem) eles conheceram bem o aparelho e algumas de suas funções, ainda deu pra identificar quem tem um pouco mais de intimidade com tecnologia e quem fica pra trás(penso que podemos fazer algo para que esses alunos acompanhem os outros, quem sabe na terça?)
ResponderExcluirA oficina começou na segunda, 12 alunos, me senti meio enferrujado,alguns alunos velhos conhecidos, o Aluísio fez a apresentação da Casa da Árvore de um jeito meio monótono,(ele mudou a forma da apresentação na terça) apliquei a dinâmica do telefone sem fio pra que ele pudessem aprender o nome um do outro, gostei do resultado, porém achei que durou muito pouco. Passei os videos do claro curtas com alguns questionamentos, como o que é a primeira coisa que fazemos quando queremos fazer um vídeo? Pensar. E o que nos leva a pensar? Por parte de alguns (os alunos maiores) tivemos respostas bem bacanas. Depois apresentei a proposta da produção do dia avisando que escreveríamos o roteiro naquele dia, a produção seria na aula seguinte e a edição na sexta. Passamos então para o "roteiro" que segundo expliquei para eles nada mais era do que um guia, um mapa do que eles teriam que fazer para produzir o vídeo, os dividimos em três grupos, todos os grupos conseguiram completar essa etapa, e um grupo até gravou o vídeo se comprometendo a desenvolver alguma outra atividade na quarta. Lanchamos e assim encerramos o dia. Essa foi a oficina de segunda.
ResponderExcluirTerça uma turma aparentemente mais velha, 10 alunos, 8 meninas. O procedimento foi o mesmo dessa vez o Aluísio foi mais dinâmico na apresentação, e eu ao receber a bola eu não consegui dominar e... quer dizer não consegui me impor ante a turma e duas meninas me desconcentraram muito (Na quinta elas mandaram o recado de que não voltariam). O trabalho foi dividido dessa vez em dois grupos de cinco pessoas. Um grupo conseguiu completar a atividade (exceto pelo fato de três integrantes do mesmo avisarem que não poderiam vir na quinta). Lanchamos e assim acabou a oficina de terça.
Quarta e quinta foram os dias de gravação, procedi da mesma maneira com ambas as turmas, expliquei com o celular conectado ao projetor(deu até pra brincar com uma ilusão de óptica gerada pelo sensor do n95) distribui os celulares para eles experimentarem as funções durante 20 minutos e os deixamos passear pelo espaço da UEG. Após esse momento, na quarta, os alunos partiram para a gravação de seus trabalhos, todos terminaram e fizemos o acordo para decidir quem viria na sexta. Já com a turma de quinta, pela pequena quantidade de alunos, Aluísio e eu decidimos por fazer outra atividade, gravaríamos duas cenas apenas com play/pause/stop de pontos de vista diferentes, pra mostrar aos alunos que cada ponto de vista é uma angulo novo e conta uma história diferente, a ideia foi boa, e em parte funcionou porque os alunos conseguiram perceber essa diferença, em contrapartida não viraram histórias prontas sem a necessidade de edição.
ResponderExcluirNa sexta, eu já sabia o que ia ocorrer, sem um parceiro é um baita exercício de paciência ensinar edição aos alunos que vieram, friso outra vez que é importante ajudar quem está muito atrás no nível de conhecimento de tecnologia, enquanto uma aluna conseguiu praticamente terminar a edição, outros apanharam bastante do programa de edição, por não ter referencial mesmo(eu dizia clique no ícone da seta, e logo depois tive que explicar o que era ícone e apontar qual era a seta) entretanto todos que vieram na sexta estavam muito interessados e se desenvolveram razoavelmente bem.
ResponderExcluirTerminei a semana e refleti um pouco sobre o que aconteceu, preciso de uma abordagem mais enérgica, mais animada pra tirar alguns deles do marasmo, alguns apesar de virem aqui estão na zona de conforto empurrando com a barriga, quero extrair mais deles e estou muito motivado pra isso, junto com os companheiros e com a ajuda da diretoria ( Aluísio) dá pra tirar muito desses meninos.