segunda-feira, 5 de março de 2012

GYN_ 05 à 09 de março_ Oficina inaugural


Tema: Oficina inaugural

Objetivo geral: Promover o interesse dos alunos pelo curso de video de bolso.

Objetivos específicos:
Realização de um vídeo para a experimentação de todas as etapas de produção audiovisual;
Apresentação da Casa da Árvore - Telinha de Cinema - Curso de Vídeo de Bolso;
Socialização entre os participantes;
Identificação do nível de familiaridade tecnológica dos alunos


Metodologia (o passo-a-passo da aula)
1ª Dia de oficina
14:15 Apresentação da Casa da Árvore,
14:30 Dinâmica para apresentação dos alunos, (Telefone sem fio: Cada um apresenta a si e ao colega anterior)
14:55 Passar o Clássico do claro curtas
15:00 Apresentar a proposta de atividade de, recriar e contar o resto da história de uma cena curta do filme: As Melhores Coisas do Mundo( Minutagem 0:14 a 0:27 será colocado em loop através do infinit loop e postado na página do telinha para consultas posteriores)
15:25 Elaborar o Roteiro (mesmo sem explicar isso para eles) Os alunos serão divididos em três grupos, cada um com um orientador (Jô, Aluísio e Ricardo) e a partir daí irão opinar a respeito das possibilidades da cena assistida construindo o roteiro a partir daí.
16:10 Decupar( Apenas para que eles percebam o que será necessário para o video)De roteiro em mãos os alunos irão anotar o que será necessário para reproduzir a cena ex:Violão
16:40 Dividir as funções dentro das equipe, de uma forma que todos possam participar do processo.Lembrando que os editores virão na sexta para terminar o video.




2º Dia de oficina

Produzir o vídeo, com os grupos já divididos cada um irá gravar o seu  roteiro acompanhado de um orientador.

3º Dia de oficina
Edição do material gravado. Os editores terão 30 minutos de uma aula básica de Adobe Premiere, e então passarão a edição de seus trabalhos, passando por todas as etapas, da do trabalho de “Loggar”(nome dado em produções audiovisuais para o processo de descarregar e catalogar arquivos digitais), decupagem, edição e finalização.

5 comentários:

  1. Ricardo, no segundo dia, que é o momento da produção, antes dos alunos começaram a gravar é importante instruí-los sobre o uso do celular.

    ResponderExcluir
  2. Então, no segundo dia conectei um celular ao projetor e expliquei algumas funções, depois todos puderam experimentar o uso do aparelho durante alguns minutos (isso funcionou muito bem) eles conheceram bem o aparelho e algumas de suas funções, ainda deu pra identificar quem tem um pouco mais de intimidade com tecnologia e quem fica pra trás(penso que podemos fazer algo para que esses alunos acompanhem os outros, quem sabe na terça?)

    ResponderExcluir
  3. A oficina começou na segunda, 12 alunos, me senti meio enferrujado,alguns alunos velhos conhecidos, o Aluísio fez a apresentação da Casa da Árvore de um jeito meio monótono,(ele mudou a forma da apresentação na terça) apliquei a dinâmica do telefone sem fio pra que ele pudessem aprender o nome um do outro, gostei do resultado, porém achei que durou muito pouco. Passei os videos do claro curtas com alguns questionamentos, como o que é a primeira coisa que fazemos quando queremos fazer um vídeo? Pensar. E o que nos leva a pensar? Por parte de alguns (os alunos maiores) tivemos respostas bem bacanas. Depois apresentei a proposta da produção do dia avisando que escreveríamos o roteiro naquele dia, a produção seria na aula seguinte e a edição na sexta. Passamos então para o "roteiro" que segundo expliquei para eles nada mais era do que um guia, um mapa do que eles teriam que fazer para produzir o vídeo, os dividimos em três grupos, todos os grupos conseguiram completar essa etapa, e um grupo até gravou o vídeo se comprometendo a desenvolver alguma outra atividade na quarta. Lanchamos e assim encerramos o dia. Essa foi a oficina de segunda.
    Terça uma turma aparentemente mais velha, 10 alunos, 8 meninas. O procedimento foi o mesmo dessa vez o Aluísio foi mais dinâmico na apresentação, e eu ao receber a bola eu não consegui dominar e... quer dizer não consegui me impor ante a turma e duas meninas me desconcentraram muito (Na quinta elas mandaram o recado de que não voltariam). O trabalho foi dividido dessa vez em dois grupos de cinco pessoas. Um grupo conseguiu completar a atividade (exceto pelo fato de três integrantes do mesmo avisarem que não poderiam vir na quinta). Lanchamos e assim acabou a oficina de terça.

    ResponderExcluir
  4. Quarta e quinta foram os dias de gravação, procedi da mesma maneira com ambas as turmas, expliquei com o celular conectado ao projetor(deu até pra brincar com uma ilusão de óptica gerada pelo sensor do n95) distribui os celulares para eles experimentarem as funções durante 20 minutos e os deixamos passear pelo espaço da UEG. Após esse momento, na quarta, os alunos partiram para a gravação de seus trabalhos, todos terminaram e fizemos o acordo para decidir quem viria na sexta. Já com a turma de quinta, pela pequena quantidade de alunos, Aluísio e eu decidimos por fazer outra atividade, gravaríamos duas cenas apenas com play/pause/stop de pontos de vista diferentes, pra mostrar aos alunos que cada ponto de vista é uma angulo novo e conta uma história diferente, a ideia foi boa, e em parte funcionou porque os alunos conseguiram perceber essa diferença, em contrapartida não viraram histórias prontas sem a necessidade de edição.

    ResponderExcluir
  5. Na sexta, eu já sabia o que ia ocorrer, sem um parceiro é um baita exercício de paciência ensinar edição aos alunos que vieram, friso outra vez que é importante ajudar quem está muito atrás no nível de conhecimento de tecnologia, enquanto uma aluna conseguiu praticamente terminar a edição, outros apanharam bastante do programa de edição, por não ter referencial mesmo(eu dizia clique no ícone da seta, e logo depois tive que explicar o que era ícone e apontar qual era a seta) entretanto todos que vieram na sexta estavam muito interessados e se desenvolveram razoavelmente bem.
    Terminei a semana e refleti um pouco sobre o que aconteceu, preciso de uma abordagem mais enérgica, mais animada pra tirar alguns deles do marasmo, alguns apesar de virem aqui estão na zona de conforto empurrando com a barriga, quero extrair mais deles e estou muito motivado pra isso, junto com os companheiros e com a ajuda da diretoria ( Aluísio) dá pra tirar muito desses meninos.

    ResponderExcluir