segunda-feira, 2 de abril de 2012

PMW_ 04/04_ Roteiro ficção continuação.


Tema: Roteiro ficção

Objetivo geral: levar os alunos a compreender
a natureza coletiva da produção audiovisual.

Objetivos específicos:
- Reforçar a natureza coletiva da produção audiovisual;
- Salientar as funções de cada membro da equipe;
- Preparar os alunos para lidar com as variáveis: criatividade, tempo, recursos humanos e materiais.

Metodologia (o passo-a-passo da aula)

Primeiro momento: provocação
Aula expositiva (com datashow) explicando as várias funções que existem para que se produza um vídeo. Desde produtor executivo à eletricista/iluminador.

Segundo momento: sensibilização
Mostrar aos alunos a importância que cada componente tem para que se produza um vídeo com qualidade. Pensar em grupo.

Terceiro momento: conceituação
Os alunos serão levados a pensar sobre como produzir um vídeo com variáveis como: tempo, criatividade e recursos humanos e materiais.

Quarto momento: aplicação
Dividir a sala em três grupos (produção, roteiro e edição). Um mesmo tema será escolhido para todos os grupos e eles em suas respectivas funções desenvolveram o trabalho. Esses grupos produzirão separadamente sem que haja alguma comunicação ou troca de informações entre os mesmos. 

Quinto momento: avaliação
Observar se os alunos tiveram trabalho em grupo e se preocuparam uns com os outros para a produção do vídeo. 

6 comentários:

  1. Turma da manhã: os alunos tiveram aula sobre as funções das pessoas para a criação, execução e edição de um vídeo. Foram esclarecidas as funções: roteirista, diretor, produtor, atores, câmeras e editores. Depois dessa elucidação os alunos entenderam a importância das funções para a execução de um filme. Eles viram que nenhuma função é mais importante que a outra e que todas fazem parte do processo para a execução do filme. Os alunos também compreenderam que todo o trabalho é coletivo e com a colaboração de todos.

    ResponderExcluir
  2. Turma da manhã: para os alunos verem as funções em prática passei cinco vídeos. O primeiro foi o making off do clipe "Velha e louca" da Mallu Magalhães. Depois o do clipe dos Skank "Sutilmente" e para finalizar o making of do filme "Avatar". Os alunos ficaram entusiasmados e constataram que a execução de uma ideia exige: tempo, pessoas, produção e edição.

    ResponderExcluir
  3. Turma da manhã: posteriormente passei a atividade dos grupos (edição, roteiro e produção). Eles fizeram em 40 minutos. O título escolhido foi "A casa na rua". Como todos estavam escrevendo em espaços distintos os chamei para a sala para ouvirmos o que escreveram. Como já previsto ninguém fez algo parecido. O roteiro saiu a história de um homem que não queria mais morar em casa e resolvei comprar um trailer. Na produção eles tiveram que conseguir uma casa, móveis e um gato. E na edição eles trabalharam efeitos visuais porque a casa pegava fogo toda sexta feira 13 e mudava de cor várias vezes.

    ResponderExcluir
  4. Turma da manhã: depois que os alunos viram que edição, produção e roteiro não tiveram nexo eu reforcei a ideia do trabalho em grupo. Da importância do roteiro para o conhecimento da produção e edição. Depois dessa reflexão trabalhei com os alunos de como eles vão lidar com as variáveis: criatividade, tempo, recursos humanos e materiais na execução do vídeo. Para colocar eles em desespero (risos) falei que próxima semana eles teriam que produzir o roteiro do grupo que contou a história do trailer. Eles ficaram desesperados e as ideias surgiram muito rápido. Sempre estava os instigando sobre as adversidades que poderiam encontrar para a produção. Por fim todos conseguiram pensar em várias saídas.

    ResponderExcluir
  5. Turma da tarde: as atividades propostas pelo período matutino também se estendeu para o período vespertino. Os alunos também compreenderam a importância do trabalho em grupo e que cada pessoa possui função importante para a execução de vídeo. O que diferenciou as atividades de tarde foi a divisão dos grupos. Pedi que houvessem dois roteiros ao invés de um. Como no período da manhã, os alunos fizeram histórias totalmente sem nexo.

    ResponderExcluir
  6. Turma da tarde: o título escolhido foi "O macaco e a macaca." Histórias desde bizarras à realistas surgiram. Para finalizar a aula, novamente enganei os alunos falando que iria executar um dos roteiros. Para a nossa alegriaaaaa .. (risos) eles conseguiram pensar em alternativas para colocarem em prática o roteiro com poucos recursos.

    ResponderExcluir