terça-feira, 27 de março de 2012

GYN_26/03_Gênero, ritmo e montagem


Tema: Gênero, ritmo e montagem

Objetivo geral: levar os alunos a entender o conceito de ritmo e montagem a serem usados nas produções já realizadas.

Objetivos específicos:
Levar os alunos a:
Compreender o conceito de ritmo dentro da narrativa audiovisual.
Identificar a relação de ritmo e montagem com os gêneros a serem trabalhados. (terror/suspense, comédia/romance e ação).
Entender o conceito de tempo médio de plano (TMP) e sua relação com o ritmo da narrativa.
Compreender a importância sonora na concepção do gênero.(ainda que isso não tenha sido trabalhado).
Apresentar aos alunos as ferramentas de edição e familiarizá-los as interfaces e ao uso dos mesmos.
Analisar a capacidade narrativa de cada aluno, e a familiaridade técnica, com recursos de edição.

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Levar o aluno a pensar sobre o que é a montagem, e como essa interfere na intenção final do vídeo. Serão exibidos os 2 vídeos a seguir para suscitar a discussão.
http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=cy7ztJ3NUMI
http://www.youtube.com/watch?v=FPK6Xua-yuI

Segundo momento: sensibilização
Levar o aluno a compreender como o ritmo empregado na narrativa cria as concepções de gênero no campo da linguagem, independente do roteiro escrito. 
Serão exibidos trechos de filmes de cada um dos 3 gêneros escolhidos, para se discutir como a linguagem audiovisual foi expressa em cada um deles.

Terceiro momento: conceituação
Dentro dos trechos dos filmes, conceituaremos: tempo médio de plano, gênero e ritmo.

Quarto momento: aplicação
A partir do material gravado nas aulas anteriores, dividiremos os alunos nos 3 grupos já formados, e cada um deles irá manipular a edição 3 vezes, uma para cada gênero trabalhado.
Nesta atividade, ensinaremos previamente a usar o adobe premiére, para que eles consigam realizar a atividade.

Quinto momento: avaliação
Socializaremos os vídeos realizados gênero por gênero, para que nós possamos avaliar a capacidade narrativa dos alunos, e o domínio da linguagem tratada na aula, e o que planejar para as futuras aulas que aprofundaremos em edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário