segunda-feira, 9 de abril de 2012

PMW_09/04_Roteiro de Ficção - autoria e festivais

Tema : Roteiro de Ficção - autoria e festivais

Objetivo geral:
Apresentar o panorama atual de produção audiovisual

Objetivos específicos:
- Levar os alunos à compreensão sobre autoria na era digital
- Apresentar os festivais e as diversas janelas de exibições existentes
- Estimular a produção de roteiros visando participação em festivais

Metodologia:

Primeiro momento: aula expositiva com conceitos e exemplos sobre autoria, direitos autorais, creative commons e cultura do remix (fanfic, sampler, wikipedia).
Exibição de vídeo:
Direitos Autorais - https://vimeo.com/12431353
Remix audiovisual - https://vimeo.com/37120554
Sugestão de filme: RIP! – A Remix Manifesto

Segundo momento: Discorrer sobre possibilidades de exibição dos filmes  e suas características (festivais; cineclubes; mídias de armazenamento como pen-drive, dvd e celular; e streaming).
Atividade: Através de link disponibilizado na comunidade do orkut “Roteiro – Telinha de Cinema”, os alunos pesquisarão o regulamento de um festival específico (neste caso Mostra Internacional de SP) observando seu perfil e suas  categorias. Qual a proposta do festival? Quais as vantagens? O que é preciso para efetuar a inscrição?

Terceiro momento: Desafio aos alunos para produzir roteiro para participar do festival pesquisado. 

3 comentários:

  1. Dani que bacana sua aula! Parabéns.. boa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Para entrar nesse assunto de autoria, direitos autorais e cultura do remix, questionei os alunos sobre a noção que eles tinham de pertencer a uma chamada era digital. Foi um momento bacana de reflexão e troca de exemplos, como o aluno da manhã que lembrou a mudança na forma das pessoas trabalharem, que agora dependem do computador e um curso de informática no currículo, enquanto antes a tia dele era uma profissional que dava aulas de datilografia para as pessoas que queriam ter um currículo apto a qualquer emprego.
    Sobre direitos autorais, posso resumir o conceito transmitido com duas palavras-chaves: antiquado (pois eles pertencem à geração que não paga direitos de consumo a nada) e precauções (não se apropriar do que não é seu sem no mínimos atribuir créditos).
    A cultura do remix foi o pedaço da aula mais estimulante para mim, até porque foi mais um aprendizado que eu tive para passar um conteúdo interessante aos alunos. Já para eles, senti que foi a parte dos festivais como um canal para exibição das produções deles, e principalmente a oportunidade de serem premiados.
    Logo, eles ficaram bem empolgados com o desafio do festival, e fizemos o compromisso deles aparecerem com ideias muito boas na minha próxima aula.

    ResponderExcluir
  3. Porém, algumas coisas me preocupam para atingir nossos objetivos: a falta de comprometimento dos alunos está muito grande. Mesmo a aula sendo apenas duas vezes na semana, cada vez menos alunos estão frequentando mesmo a gente entrando em contato, e eles não se importam de faltar às aulas por conta de qualquer compromisso que poderia ser feito em outro horário. Dos alunos que continuam frequentando, poucos tem o perfil com potencial para desenvolver bem as atividades propostas. Só identifico dois em cada período, e com isso, as produções futuras tem tudo para serem bem complicadas.
    Estou compartilhando isso porque temos um problema, e eu ainda não vejo solução.

    ResponderExcluir