Tema: Roteiro ficção (última aula)
Objetivo geral: levar os alunos a compreender o que é personagem e a finalização de obras.
Objetivos específicos:
- Estimular a produção de roteiros de ficção;
Objetivo geral: levar os alunos a compreender o que é personagem e a finalização de obras.
Objetivos específicos:
- Estimular a produção de roteiros de ficção;
- Trabalhar a finalização das obras: títulos, créditos, sinopse;
Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Em uma aula expositiva (usando-se de data show) os alunos serão levados a compreender quem são as personagens e quais são suas funções em um roteiro. Eles terão também a elucidação de qual a melhor forma de identificá-las no roteiro. Após essas explicações irei passar quatro vídeos de atores comentando sobre personagens que tiveram que interpretar no cinema. Segue abaixo o link dos vídeos:
Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Em uma aula expositiva (usando-se de data show) os alunos serão levados a compreender quem são as personagens e quais são suas funções em um roteiro. Eles terão também a elucidação de qual a melhor forma de identificá-las no roteiro. Após essas explicações irei passar quatro vídeos de atores comentando sobre personagens que tiveram que interpretar no cinema. Segue abaixo o link dos vídeos:
Cauã Reymond : http://www.youtube.com/watch?v=F3ghYy6pLEc
Eriberto Leão: http://www.youtube.com/watch?v=KnBTHIyJT9k
Natália Lage: http://www.youtube.com/watch?v=Dnts8BBA9p4
Seltton Mello: http://www.youtube.com/watch?v=uo6aY1nkBE4
Segundo momento: sensibilização
Utilizarei dos vídeos anteriores para mostrar aos alunos a importância da caracterização das personagens nos roteiros para a compreensão de atuação dos atores.
Terceiro momento: aplicação
Serão desenvolvidas três atividades.
1ª Cada aluno deverá criar uma personagem
descrevendo características (físicas e psíquicas). Estabeleça o local onde essa pessoa vive, o
que ela faz, se vive sozinha ou não.
2ª A partir da
personagem criada na atividade anterior, os alunos trocarão as personagens e
terão que roteirizar uma história com a nova personagem que recebeu.
3ª Depois da
história criada eles terão que disponibilizar as informações importantes sobre
seu roteiro. São elas: título, crédito e sinopse. (antes que eles desenvolvam
essa atividade, explicarei para eles o que essas categorias representam e qual
a importância delas).
Quarto momento: avaliação
Notar a partir das atividades se houve compreensão por parte dos alunos no que venha a ser personagens e como se dá a construção das mesmas.
Quarto momento: avaliação
Notar a partir das atividades se houve compreensão por parte dos alunos no que venha a ser personagens e como se dá a construção das mesmas.
Turma manhã e tarde: a aula iniciou com a explicação de personagens. Quem são e quais suas funções em um roteiro. Depois expliquei as formas como esses personagens podem ser inseridos em um roteiro na forma de Scott Myers. Posteriormente expliquei qual a importância caracterizar os personagens no roteiro. Como previsto na aula passei os vídeos para que os alunos vissem o depoimento de atores contando sobre seus personagens em filmes brasileiros.
ResponderExcluirTurma manhã e tarde: depois da sensibilização dos alunos passamos para a parte prática. Ambas turmas não encontraram dificuldades para executar essa tarefa. Surgiram personagens desde garota do Rio de Janeiro que morava na favela à idoso louco que vendia picolé. A dificuldade maior surgiu na segunda atividade. A turma da manhã conseguiu desenvolver o roteiro bem sem problemas. A turma da tarde três alunos não conseguiram pensar em nenhuma história e não executaram a atividade.
ResponderExcluirTurma da manhã e tarde: para finalizar as atividades expliquei para os alunos as três partes importantes para a finalização de um filme: título, créditos e sinopse. Para colocá-los em prática pedi que eles identificassem esses três itens no roteiro produzido por eles. Para finalizar a aula a Inaê pediu que os alunos escrevessem anonimamente três pontos positivos e três pontos negativos sobre todo o tempo de aula que tiveram aqui no telinha.
ResponderExcluir