terça-feira, 5 de junho de 2012

PMW_06/06_ Propaganda social - roteiro


Tema: propaganda social

Objetivo geral: levar os alunos a compreender a propaganda social e a partir disso produzir um roteiro.

Objetivos específicos:
- Retomada de conteúdo: etapas de produção;
- Levar os alunos a perceberem que podem intervir na sua realidade;
- Salientar que a comunicação precisa ser clara (o que dizer, como dizer e para quem);
- Salientar o poder de uma obra audiovisual;
- Prepará-los para catalizar esforços para defender uma causa, uma ideia;
- Como convencer, sensibilizar e motivar as pessoas por meio do audiovisual;
- Como utilizar as mídias sociais para mobilizar outras pessoas e/ou partilhar ideias;

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Levar o aluno a pensar sobre o que é propaganda social. Quais os efeitos que a propaganda social podem alcançar. Dentre eles:
-          Intervenção na realidade;
-          Comunicação tem que ser clara;
-          O audiovisual tem poder sobre as pessoas;
-          A propaganda social defende uma ideia;
-          A propaganda social convence, sensibiliza, e motiva as pessoas;
-          As ferramentas para mobilizar as pessoas;

Segundo momento: sensibilização
Levar o aluno a interpretar o que é propaganda social e assim pensar em um tema para produzir o seu roteiro.

Terceiro momento: conceituação
Utilizando exemplos de vídeos conceituar o que é a propaganda social.

Quarto momento: aplicação
A partir de temas sugeridos os alunos deverão produzir um roteiro sobre propaganda social.

Quinto momento: avaliação
Socialização da experiência. Comentários sobre os roteiros produzidos em sala pelos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário