terça-feira, 16 de outubro de 2012

CVB- Cultura de Paz (Adaptação) Aula 3

Aula 3 - Roteiro - dia 20 e 21/08

PLANO DE AULA
Assunto: Roteiro
Título: Buscando informações

Objetivo
Preparar os alunos para a redação de um bom roteiro de ficção e documentário, que é resultado de um bom planejamento/pesquisa e uma história interessante.

Objetivos específicos
- Desenvolver nos alunos a capacidade de elaborar ideias a partir de pesquisas;
- Levar os alunos a compreender a importância do roteiro para materializar as ideias;
- Ensinar os princípios básicos para a elaboração formal de um roteiro;
- Identificar qual o melhor modelo de roteiro para ser trabalhado no vídeo de bolso.

Metodologia

Momento Pesquisa
Otimização no uso de sites de busca
Confiabilidade das fontes pesquisas - abrir sites (jornais, revistas, universidades, instituições públicas, grandes corporações)
Sistematização dos resultados - salvar links nos favoritos, criar doc. com links: Biblioteca virtual.
VIDEO GOOGLE - http://www.youtube.com/watch?v=sXChPeoLKbU




Momento discussão
Video:http://www.youtube.com/watch?v=4yS9fXaeqss (Rappa)




Copia da música: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001308/130851por.pdf (página 18)
Momento Discussão em grupo
Iniciar a interação com as seguintes perguntas:
• Que sentimento esta música lhe traz?
• O que mais chamou sua atenção? Com o quê você mais se
identificou?
• Quais são os aspectos positivos e os negativos da realidade
retratada?
• Você consegue perceber, no texto, duas formas de pensar
diferentes em relação à violência e à vida? Com qual você se
identifica mais?

Sensibilização/conceituação
- Apresentar o conceito de roteiro.

Momento Produção 1
Criar roteiro a partir do curta “The Potter”
http://www.youtube.com/watch?v=PLPk5va1ygg




Momento Produção 2
Em grupo, levantar ideias e começar a escrever uma possível história a ser filmada.

Um comentário:

  1. Num primeiro momento da aula, perguntamos aos alunos como eles faziam suas pesquisas no google, várias respostas foram obtidas. Então começamos a introduzi-los na pesquisa otimizada, mostramos um vídeo no youtube ensinando como fazê-la, ensinamos também a como identificar uma fonte confiável e como salvar a fonte de pesquisa.
    No segundo momento da aula, relembramos o que seria a cultura de paz através de uma música (Hey Joe), e discutimos os elementos contidos na música. Por fim, começamos a atividade de produção de roteiro, passamos um vídeo “The Potter” e pedimos para eles escreverem o roteiro com o máximo de informações possíveis contidas no curta-metragem, muitos deles não sabiam como começar, mais com a orientação dos professores a história fluiu e ficaram entusiasmados com o resultado.

    ResponderExcluir