Tema: Contando histórias com imagem
Objetivo geral: Levar os alunos a percepção da sua auto imagem nas redes sociais e identificar o nível de familiaridade com a tecnologia.
Objetivo geral: Levar os alunos a percepção da sua auto imagem nas redes sociais e identificar o nível de familiaridade com a tecnologia.
Objetivos específicos:
Criar o “Eu
digital”;
Levar os alunos a percepção da sua auto-imagem digital
segundo os parâmetros de popularidade e reputação;
-
Identificação com o nível de familiaridade tecnológica dos alunos.
Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Levar o aluno a pensar sobre o que é “Eu digital”. Quais outras ferramentas as redes sociais tem a oferecer além de ser um perfil na internet. Essa provocação será feita em sala de aula com a exibição de vídeos, músicas e discussões.
Segundo momento: criar o “Eu digital”
Os alunos irão para o laboratório onde poderão
criar perfis nas redes sociais. Aqueles alunos que já possuem perfis vão
auxiliar aqueles não possuem.
Quarto momento: aplicação
Para identificar o nível de familiaridade tecnológica dos alunos vamos aplicar um questionário.
Quarto momento: aplicação
Para identificar o nível de familiaridade tecnológica dos alunos vamos aplicar um questionário.
QUESTIONÁRIO
Conhecendo Você
Turma: Telinha de Cinema 2012
/ 01
Aluno:____________________________________________Idade:
_________________
Escola:___________________________________________
Você e o computador
1-Você tem acesso ao
computador?
( )Sim
( ) Não
- Se sim,
onde?________________________________
2- Quais atividades você faz
quando tem acesso ao computador?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Você sabe utilizar no
computador o editor de texto
(word e wordpad, por exemplo)?
( )Sim (
)Não
4- Você sabe utilizar no
computador o editor de vídeo? (movie maker)
( )Sim (
)Não
5- Você sabe criar pastas
para armazenar fotos, vídeos e documentos no computador?
( )Sim (
)Não
6- Você sabe fazer download
(baixar arquivos da internet) de imagens, vídeos e documentos?
( )Sim (
)Não
7- Você tem um e-mail?
( )Sim (
)Não
8- Você sabe para que serve o
e-mail?
( )Sim (
)Não
9- Como você utiliza o e-mail?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Você possui conta/perfil
em redes sociais (facebook e orkut)?
( )Sim (
)Não
Você e o celular
1- Você possui celular?
( )Sim (
)Não
2- Quais ferramentas o seu celular possui?
( ) bloco de notas (
) gravador de áudio
( ) agenda ( ) gravador de vídeo
( ) foto ( )
mensagem
Outros____________________________________________________________________________________
3- Entre eles, qual você mais utiliza e como?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Você sabe transferir dados (música, foto e vídeo)
do
seu celular para o computador?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
A aula foi ministrada no laboratório de informática. Antes dos alunos começarem as atividades no computador nós tivemos discutindo sobre as redes sociais. Conversei com eles e perguntei se todos tinham e-mail, conta em redes sociais e o que os motivou criar perfis. O interessante é que somente dois alunos que criaram seu e-mail. Os demais alunos tinham e-mail porque um colega ou parente fez isso por ele. Sobre o interesse de criação do e-mail, por unanimidade, foi com a intensão de utilizar as redes sociais.
ResponderExcluirOutro ponto de diálogo com os alunos foi sobre o uso dessas redes sociais. A maioria as utiliza somente para conhecer novas pessoas e conversar com parentes distantes. Falei com eles da responsabilidade que se tem ao criar uma conta e das precauções.
ResponderExcluirDepois da conversa partimos para os exercícios. Aqueles alunos que não tinham conta no facebook foram instruídos em criar uma. Esse exercício foi desgastante. Introduzir esses alunos nas redes sociais é de grande responsabilidade. Primeiramente porque desde o início eles tem que mentir sobre a idade já que de menores não podem ter conta no facebook. Vejo que é responsabilidade nossa levar esses alunos a utilizar o facebook de forma responsável.
ResponderExcluirPosteriormente a criação do perfil os alunos tiveram que curtir a página do telinha e adicionar a casa da árvore. Depois que eles fizeram esses procedimentos eu os adicionei ao grupo "vídeo de bolso de Palmas" onde disponibilizei três vídeos para eles. Foram eles: "O poder das mídias sociais", "Você precisa sair do facebook" e " O que são mídias sociais?". Depois que todos viram os vídeos fizemos um debate sobre eles e pedi para que os alunos escrevessem três argumentos a favor das redes sociais e três argumentos contra.
ResponderExcluirOs argumentos a favor em sua maioria foi porque as redes sociais possibilitam você conversar com amigos, parentes distantes e conhecer pessoas novas. Dois ou três alunos levantaram argumentos diferentes: que as redes sociais possibilitam você mostrar com mais facilidade e agilidade coisas que você criou (música, vídeo ou um texto) e podem proporcionar emprego. Os argumentos contra foram os mesmos também: que as redes sociais podem representar dependência, pornografia e as pessoas se mostrarem como tendo outra personalidade.
ResponderExcluirPara finalizar a aula apliquei o questionário sobre a familiaridade dos alunos com as tecnologias que estão ao alcance deles.
ResponderExcluir