segunda-feira, 7 de maio de 2012

GYN_07/05_ Equipes de Produção e Roteiro


Tema: Roteiro de ficção (primeiro trabalho a ser realizado)

Objetivo geral: Dar início à primeira ficção que passe por todas as etapas e funções de uma produção.

Objetivos específicos:
Definir as etapas da realização audiovisual (preparação, pré, produção e pós)
Distinguir a divisão em equipes em uma produção (direção, arte, foto, som, finalização, produção)
Aprofundar com os alunos o papel de um roteiro.
Trabalhar novamente a diferença entre ficção e documentário


Metodologia
Primeiro momento:
Iremos propor aos alunos a realização do nosso primeiro trabalho mais elaborado e logo em seguida questionaremos como uma produção audiovisual é feita em termos de equipe. Distinguiremos os diferentes cargos e dividiremos os grupos e os cargos de cada aluno, após assistir o vídeo: 
Discutiremos rapidamente o tronco que divide ficção e documentário (já trabalhado anteriormente).

Segundo momento:
Os alunos embarcarão em uma caça ao tesouro. Esconderemos 2 canetas (uma em cada banheiro próximo ao telinha) e faremos um mesmo mapa para levar aos banheiros, uma caneta para cada grupo encontrar. Primeiro dividiremos a sala em meninosXmeninas e acompanharemos eles durante 5 minutos enquanto eles procuram as canetas pela UEG. Como provavelmente eles não acharão (assim espero) voltaremos ao telinha, e pediremos para os alunos procurar no facebook do Telinha de Cinema o mapa que estará postado, e deixaremos eles acharem as canetas com a ajuda do mapa, para incitar a discussão da real finalidade de um roteiro.
Mapa:
1º- Da porta do telinha, o rumo da saída é o primeiro passo. Depois do primeiro passo dê mais uns 30 pra chegar na pista 2.
2º- Aberta, entra e sai. Fechada, ninguém vai. O caverão dá a dica, e aponta o lugar certo. Entre e vá em frente.
3º- Andou um pouquinho, achou dois caminhos? Huuum, qual será o caminho certo? E que horas são?! Talvez o braço onde se usa relógio pudesse levar pro lugar certo.
4º- Caminho sem saída! Sem saída não, na verdade com entradas. E são duas entradas certas, mas o grupo do jeito que está dividido, só entra em uma delas.
5º- O papel serve pra escrever tb, mas não é bem pra isso que se usa esse...

Terceiro momento: Percepção
Entendido claramente a função de um roteiro, iremos mostrar a construção de roteiros colaborativos, com as atividades: Quem conta um conto, aumenta um ponto, onde cada aluno continua a historia iniciada pelo colega. E outra onde os alunos formavam um circulo e cada um colaborava para a historia com a primeira coisa que viesse a cabeça. Finalizaremos a aula discutindo possíveis argumentos para a trama que será produzida.

2 comentários:

  1. A aula hoje foi bem bacana, os meninos deram um pouco de trabalho pra participar no começo mas, depois que a atividade começou eles se motivaram e foram bastante participativos, sem contar que chegamos ao objetivo e eles perceberam o quanto o roteiro é importante.

    ResponderExcluir
  2. Hoje (terça) demos essa mesma aula na ONG São José, sempre atentando para as adaptações quanto ao espaço e o público diferenciado, lá a atenção é sempre mais facilmente adquirida, e hoje tivemos um gancho legal por conta do papel de parede do meu computador, vamos apresentar o Light Paint(técnica de fotografia) aos meninos em uma das próximas aulas.

    ResponderExcluir