terça-feira, 27 de março de 2012

PMW_ 28 de março_ Contando histórias com imagens


Tema: Contando histórias com imagens

Objetivo geral: levar os alunos a entenderem a captação de imagem usando o celular e trabalhar com eles a expressão.

Objetivos específicos:
Discutir o processo de captação de imagem com o celular;
Desenvolver habilidades no uso de equipamentos de captação de imagens;
Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão;
Ampliar o repertório imagético dos alunos.

Metodologia (o passo-a-passo da aula)
Primeiro momento: provocação
Os alunos terão aula expositiva onde serão levados esclarecimentos quanto a captura de imagem utilizando celular. Será exibido um vídeo de um minuto para que eles analisem a forma como foi gravado, enquadramento e perspectivas.


Segundo momento: aplicação
Cada aluno terá 20 min. para pensar em três propostas para a capturação de uma mesma imagem. Cada vídeo poderá ter no máximo 1 minuto. Depois colocar esses vídeos para todos assistirem e comentarem. Posteriormente a esse exercício será aplicado o jogo Imagem & Ação que trabalhará com os alunos a capacidade de expressão. Para ampliar o repertório imagético dos alunos 20 imagens serão exibidas para eles, onde cada aluno terá que escolher duas delas. Depois de escolhidas eles terão que argumentar o que os levou fazer tal escolha. 

4 comentários:

  1. A aula teve início na sala . De forma simples e dinâmica apresentei aos alunos a diferença na linguagem audiovisual do filme gravado com celular, câmera digital e analógica. As diferenças eram referentes à: tamanho, qualidade, efeitos, zoom, planos, movimentos bruscos e detalhes. Posteriormente a essa explicação eu mostrei cinco dicas para a produção de vídeo bacana utilizando o celular.

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  2. Explicação finalizada, o próximo passo foi explicar aos alunos os três tipos de enquadramento básico. Depois apresentei o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=BIGiZQzXrOI&feature=related

    com o intuito de que os alunos colocassem em prática o que tinham entendido sobre enquadramento. Eles tiveram que identificar na cena quais enquadramentos foram utilizados.

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  3. Depois desse exercício os alunos tiveram que executar uma tarefa simples: eles teriam um tempo para gravar um lugar, objeto ou ação em três perspectivas (planos) diferentes. Depois que todos gravaram passei os vídeos para o computador e projetei no datashow para que eles vissem o resultado do colega.

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  4. Tarefa finalizada, ainda em sala de aula projetei 20 imagens para os alunos observarem. Eles tiveram que escolher duas delas e explicar o porquê da escolha. Bom, para o final eu deixei o jogo "Imagem&Ação" para ser aplicado com os alunos.

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