segunda-feira, 26 de março de 2012

PMW_26/03_Contando histórias com imagens

Tema: Contando histórias com imagens

Objetivo:
Apurar o poder de síntese dos alunos na produção audiovisual

Objetivos específicos:
- Levar os alunos a perceber que a imagem pode expressar muitas ideias, sentimentos e sensações;
- Levar os alunos a utilizar imagens de modo que estejam a serviço de suas ideias e intenções;
- Desenvolver nos alunos a capacidade de expressão de modo claro (se fazer entender);
- Ampliar o repertório imagético dos alunos;

Metodologia (o passo-a-passo da aula):
Primeiro momento: Levantar questionamentos sobre o conceito de subjetividade e suas diferentes abordagens: fala, escrita e imagem.
Segundo momento: Mostrar fotos, ilustrações, vídeos ou descrever imagens que são interpretativas (ex: homem com lista de compras) e incitar os alunos a interpretarem a subjetividade.
Terceiro momento: Os alunos serão separados em duplas, e através de sorteio, será definido qual dupla terá de produzir uma ilustração, uma fotografia ou um vídeo (com três cenas de 5 segundos) que represente uma ideia deles. Importante: a produção deverá ser sucinta.

Um comentário:

  1. Esta é uma aula que eu já havia aplicado no segundo semestre de 2011.

    Essa aula tem a característica de apreciação, tem um ritmo mais lento que o comum e é desprendida do conteúdo abordado. O resultado esperado para essa aula é o despertar dos alunos para a subjetividade presente à toda hora em nossas vidas através de palavras, expressões, sons e imagens.

    Após passar tanto tempo mexendo com a cabeça deles com inúmeras referências subjetivas, a parte final da aula é destinada a atividade na qual eles devem exercer a subjetividade na prática.

    Diferente do ano passado, em que exigi que o produto da atividade fosse um texto com até 10 palavras (miniconto) ou um desenho feito por eles, desta vez exigi que se expressassem exclusivamente por imagens, através de fotografias, desenhos ou vídeos feitos com pause em 3 cenas de 5 segundos cada.

    Porém, desta vez só identifiquei bons resultados com os vídeos, no qual eles exerceram bem o poder de síntese em 3 cenas de 5 segundos cada que tinham algo a dizer. Para a próxima vez em que esta aula for aplicada, prefiro que eles só produzam os vídeos mesmo.

    ResponderExcluir