quarta-feira, 9 de maio de 2012

PMW_07-05_Edição: O Som no Audiovisual


Tema: O som no audiovisual

Objetivo
Identificar a relevância do uso do som no audiovisual como transmissão de sensações e como isso pode ser construído na edição.

Objetivos específicos
- Levar os alunos a identificar os elementos de som na produção de vídeos (diálogos e narração, músicas, sonoplastia, ritmo e ambientação);
-  Levar os alunos a percepção sobre como o som pode interferir na produção audiovisual;
- Levar os alunos a prática de edição de áudio de uma cena.

Metodologia

Primeiro momento: após breve discussão para identificar o conhecimento dos alunos sobre o som no audiovisual, serão exibidos vídeos curtos que demonstram cada uma das possibilidades do uso do som.
Vídeos:
O Iluminado – original - http://www.youtube.com/watch?v=cy7ztJ3NUMI
O Iluminado – mundo de bob - http://www.youtube.com/watch?v=FPK6Xua-yuI
Linha Direta Justiça Zuzu Angel – cena do acidente - http://www.youtube.com/watch?v=Xwi-a8JKfoY

Segundo momento: serão executados trechos de músicas em idiomas estrangeiros que estão estritamente ligadas a um gênero de cinema. Os alunos terão de sugerir qual gênero cada música lhes remetem.
Músicas:

Terceiro momento: A cena do acidente com Zuzu Angel no programa Linha Direta Justiça e a cena inicial do filme Cidade Deus (cena da galinha) serão distribuídas aos alunos nos computadores, porém sem nenhum áudio. Em dupla, os alunos terão de editar a trilha de uma das cenas utilizando o banco de trilhas e efeitos sonoros do Telinha. Eles terão metade da aula para realizar a atividade.

Quarto momento: No fim da aula assistiremos aos vídeos editados para realizar a avaliação dos resultados.

Um comentário:

  1. Tanto na turma da manhã quanto na turma da tarde, os objetivos foram alcançados com resultados bem bacanas.

    Por ser uma aula muito de percepção, muito sensorial, os alunos participaram bastante. Nas primeiras vezes que viram as cenas que eu exibi, eles identificavam só os elementos mais clichês do som. Depois eu chamava a atenção deles para identificarem outros elementos e como aquilo contribuía para a sensação causada pela cena. A partir, eles ficaram com as anteninhas mais ligadas e passaram a compreender o processo mais claramente.

    Na edição, os resultados foram muito interessantes, principalmente com os alunos que escolheram a cena do acidente, até porque eles já tinham a referência do áudio original que foi exibido durante a aula. Os alunos buscaram trilhas que dessem ritmo às cenas, e também compuseram a cena com a sonoplastia.

    Em um dos melhores resultados, o aluno cortou um trecho de trilha e o repetiu algumas vezes em sequência criando intuitivamente um loop, e contribuindo de forma significativa para a tensão da cena.

    A única dificuldade encontrada na edição foi somente em encontrar a trilha ou efeito sonoro desejado em meio a tantos gigabytes de arquivos do nosso banco de dados.

    Considero essa a melhor das aulas aplicadas por mim este semestre. A aula foi dinâmica, interessante e com ótimos resultados.

    ResponderExcluir